Topo

Podcast

Baixo Clero

A jornalista Carla Bigatto conduz com analistas um papo sobre temas que dominam a pauta política.


Baixo Clero #45: Perda de popularidade de Trump enfraquece Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 17h57

A apresentadora Carla Bigatto e os colunistas do UOL Carolina Trevisan, Diogo Schelp e Kennedy Alencar analisam no podcast Baixo Clero #45 que uma derrota do presidente americano Donald Trump nas eleições presidenciais influencia diretamente a popularidade de Jair Bolsonaro (sem partido) no Brasil.

Pesquisa do jornal "The New York Times" apontou que o Joe Biden lidera a corrida eleitoral nos Estados Unidos por 14 pontos. O democrata aparece com 50% das intenções de voto contra 36% de Donald Trump.

Kennedy Alencar afirma que uma derrota do presidente afeta diretamente Jair Bolsonaro. "Bolsonaro se alimenta dessa relação com Trump e não é nada estratégico, é uma submissão pura e simples. O famoso complexo de vira-lata", disse. (ouça a partir do minuto 12:00 do arquivo acima)

Diogo Schelp concorda e chama atenção para o impacto na política externa brasileira. "Se Trump perder, Bolsonaro fica órfão em política externa. A ala olavista tem um peso desproporcional na condução da política externa. Os interesses brasileiros ficam e segundo plano. A idolatria do governo brasileiro com Trump tem a ver com o fato de que a clientela eleitoral do Bolsonaro, no Brasil, idolatra Trump".

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.