Topo

Esse conteúdo é antigo

TRF4 nega pedido da defesa de Lula, e bens de Marisa seguem bloqueados

O ex-presidente Lula em missa em homenagem a Marisa Letícia, em São Bernardo do Campo - Miguel Schincariol - 7.abr.2018/AFP
O ex-presidente Lula em missa em homenagem a Marisa Letícia, em São Bernardo do Campo Imagem: Miguel Schincariol - 7.abr.2018/AFP

Do UOL, em São Paulo

25/06/2020 16h56

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) negou recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo espólio de Marisa Letícia Lula da Silva e manteve o bloqueio de bens da falecida ex-primeira dama como havia sido determinado pela 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) no âmbito da Operação Lava Jato.

A decisão foi proferida por unanimidade pela 8ª Turma da Corte em sessão virtual de julgamento realizada ontem.

A 13ª Vara Federal de Curitiba concedeu em julho de 2017 o pedido do Ministério Público Federal (MPF) e determinou o sequestro judicial de bens pertencentes a Lula e Marisa Letícia no montante de até R$ 13,7 milhões.

Entre os bens bloqueados estão apartamentos e terreno localizados em São Bernardo do Campo (SP), veículos e ativos financeiros.

A medida tem por objetivo, segundo o TRF4, garantir o pagamento da pena pecuniária e da reparação dos danos dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro que o ex-presidente foi condenado em ação penal referente ao triplex do Guarujá (SP).

Em abril, Lula disse ter ido pessoalmente ao banco buscar informações sobre o inventário de Marisa Letícia, depois que um juiz da 1ª Vara da Família e Sucessões da Comarca de São Bernardo do Campo (SP) afirmou que ela teria R$ 256 milhões em investimentos em certificados de depósito bancários (CDBs).

"Como não temos nada a esconder, fomos até o Bradesco buscar as informações. O próprio banco deveria ter desmentido. Vale tudo contra o Lula. O que eles não sabem é a minha capacidade de resistência. Quero morrer com a mesma dignidade que nasci e por isso que estou brigando tanto", escreveu ele, em seu perfil no Twitter.