Topo

Trevisan: Ministro da Educação quer mudar tom do governo e agrada militares

Do UOL, em São Paulo

26/06/2020 04h00

No podcast Baixo Clero #45, do UOL, a apresentadora, Carla Bigatto, e os jornalistas Diogo Schelp e Carolina Trevisan expõem o cenário das primeiras impressões do novo ministro da Educação, Carlos Alberto Decotelli, anunciado pelo presidente Jair Bolsonaro na tarde desta quinta-feira (25).

Decotelli será o primeiro ministro negro a assumir a pasta e o terceiro ocupante do cargo no governo Bolsonaro. Antes de Abraham Weintraub, que pediu demissão na semana passada, Ricardo Vélez Rodríguez permaneceu pouco mais de três meses no comando da pasta.

Para Trevisan, a opção por Decotelli é um aceno aos militares do governo.

"Ele parece ser uma tentativa de um quadro técnico, mas parece que Bolsonaro busca agradar a ala militar do governo porque ele é da reserva da Marinha. Os especialistas têm dito que Decotelli é um homem de gestão e que pode ser um tiro acertado de Bolsonaro. Mas, melhorar em relação aos ministros anteriores até que não é tão difícil", disse. (ouça a partir do minuto 4:00 do arquivo acima)

Schelp concorda e pontua que, por mais que seja uma escolha aparentemente técnica, Decortelli não deixa de ser um integrante do bolsonarismo. "Ele [Decortelli] não é completamente apartado do Bolsonarismo. Mas se fizer uma gestão não-ideológica já é uma conquista para o Brasil. Weintraub colocou a barra de expectativa do MEC lá embaixo", conclui.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.