Topo

Esse conteúdo é antigo

Moro nega 'perseguição' a Lula e defende vazamento de conversa com Dilma

Ex-ministro afirmou não ter "protegido" nenhum agente político e citou o PSDB, que também se viu envolvido em suspeitas de corrupção - Anderson Riedel/PR
Ex-ministro afirmou não ter "protegido" nenhum agente político e citou o PSDB, que também se viu envolvido em suspeitas de corrupção Imagem: Anderson Riedel/PR

Do UOL, em São Paulo

13/07/2020 15h28Atualizada em 13/07/2020 18h33

O ex-ministro da Justiça, Sergio Moro, negou hoje ter "perseguido" o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quando ainda julgava casos da Operação Lava Jato e defendeu a decisão de divulgar a conversa entre o petista e Dilma Rousseff, na época ainda presidente, em março de 2016.

"Nunca tive questão pessoal envolvida nesses processos", disse Moro em entrevista ao "Jornal da Bahia no Ar", da Rádio Metrópole. "A defesa do presidente [Lula] tenta colocar como se fosse algo pessoal. Mas a minha sentença foi confirmada pelo tribunal de apelação de Porto Alegre, confirmada pelo STJ [Supremo Tribunal de Justiça] e depois ele foi condenado em outro processo por outro juiz", acrescentou.

Moro afirmou não ter "protegido" nenhum outro agente político e citou o PSDB, que também se viu envolvido em suspeitas de corrupção. Segundo o ex-ministro, as investigações do caso Petrobras não alcançaram os tucanos da mesma forma porque as provas apontaram para um esquema entre o governo da época, do PT, e partidos da base aliada, como o MDB e o PP.

"Não estava o PSDB. Por que iriam pagar propina para o esquema da Petrobras? Mas a partir do momento em que começou a se ampliar a investigação e a revelar corrupção em governo estaduais, começaram a surgir nomes de políticos de outros partidos", justificou.

Para o ex-juiz, a Lava Jato "não poupou ninguém".

"O pessoal critica Curitiba e a mim por conta do ex-senador Aécio Neves [PSDB-MG]. Tudo que apareceu dele ficou no STF [Supremo Tribunal Federal], porque ele tem foro privilegiado. Então nunca tivemos um processo envolvendo ele, José Serra ou outro de foro privilegiado. Mas veja, ainda assim, foi um esquema que não poupou ninguém. Todos os partidos tiveram impacto."

Conversa entre Lula e Dilma

Lula e Dilma - Charles Platiau/Reuters - Charles Platiau/Reuters
Imagem: Charles Platiau/Reuters

Moro também negou que tenha errado em divulgar uma conversa entre a então presidente Dilma e o ex-presidente Lula, em 16 de março de 2016, que tratava da intenção de nomear o petista ao cargo de ministro-chefe da Casa Civil.

À época, lembrou o ex-juiz, as investigações apontaram que a indicação poderia ser uma manobra para blindar Lula e minar a possibilidade de o MPF (Ministério Público Federal) atingir o ex-presidente.

"Não acho que cometemos pecados tão grandes", avaliou Moro à Rádio Metrópole. "Ali havia, segundo os procuradores, uma tentativa de obstruir a Justiça e nomear o ex-presidente como ministro para tirar o processo e investigações da primeira instância. Entendi, por uma questão de publicidade e transparência, que aquilo deveria aparecer", continuou.

O ex-juiz disse que não quis jogar as investigações para "debaixo do tapete" da mesma forma que, ao suspeitar de uma tentativa de interferência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na Polícia Federal, decidiu sair do governo.

Ele ainda ironizou o ex-ministro da Educação, Abraham Weintraub, dizendo que, se aceitasse ignorar o que sabia, poderia sair do Ministério da Justiça "nomeado para o Banco Mundial".

"Eu sempre falei que não sou guardião de segredos sombrios dos nossos governantes. Não sou eu que vou jogar isso para debaixo do tapete, da mesma forma quando saí do governo agora. Sairia muito mais confortável, quem sabe nomeado aí para o Banco Mundial, simplesmente deixando meu cargo como ministro da Justiça."

Defesa de Lula rebate Moro

Lula - Zanone Fraissat/Folhapress - Zanone Fraissat/Folhapress
Imagem: Zanone Fraissat/Folhapress

O advogado de Lula, Cristiano Zanin Martins, respondeu às declarações feitas pelo ex-ministro à Rádio Metrópole. Segundo a defesa, Moro "nega a verdade" ao defender o vazamento da conversa entre o ex-presidente e Dilma, mesmo tendo enviado um ofício ao ministro Teori Zavaski pedindo "escusas" sobre o caso.

Zanin lembra que o ex-ministro já admitiu ter atuado nos processos de Lula como se estivesse num "ringue" contra o ex-presidente e cita o caso da "Vaza Jato", uma série de matérias produzida pelo The Intercept Brasil, que também demonstrou, de acordo com o advogado, "que Moro comandava a própria acusação contra Lula".

"O fato de a sentença do caso do 'triplex' [do Guarujá (SP)] ter sido confirmada por um tribunal de apelação, o TRF4 [Tribunal Regional Federal da 4ª Região]", continuou a defesa, "não afasta a suspeição de Moro e sua atuação ilegítima; ao contrário, mostra que os membros desse tribunal foram induzidos ao erro porque analisaram o material que foi produzido por Moro e por sua atuação parcial no caso".

O advogado ainda acrescenta que o ex-ministro negou pedidos de prova da defesa, "assumindo a frente da linha acusatória" ao manter em sigilo ligações telefônicas favoráveis a Lula, como sugerido em reportagem feita em conjunto pela Folha de S.Paulo e o Intercept e publicada em setembro do ano passado.