Topo

Esse conteúdo é antigo

Marco Aurélio diz que Toffoli colocou 'STF na vitrine' e defende discrição

7.nov.2019 - O ministro Dias Toffoli (à esq.), presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ministro Celso de Mello - Gabriela Biló/Estadão Conteúdo
7.nov.2019 - O ministro Dias Toffoli (à esq.), presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), e o ministro Celso de Mello Imagem: Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

17/07/2020 08h55Atualizada em 17/07/2020 11h08

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Marco Aurélio Mello defendeu maior discrição da corte e afirmou que, durante a presidência de Dias Toffoli, o Supremo foi colocado "na vitrine", o que o deixou exposto a ataques.

"Espero que se busque, acima de tudo, tirar o Supremo da vitrine. Quando se está na vitrine, o estilingue funciona. Temos que voltar a uma introspecção maior", disse ele em entrevista ao jornal O Globo.

Para Mello, Toffoli foi além do que deveria em sua relação com o mundo exterior ao STF, também por culpa de temas controversos tratados pela corte - alguns em atrito com a presidência da República, de Jair Bolsonaro.

"Creio que, no afã de relacionar-se, ele acabou colocando o tribunal na vitrine. E nós também tivemos que enfrentar matérias controvertidas, o que contribuiu para este quadro, não é?", questionou o ministro.

O STF terá novo presidente a partir de setembro, quando Luiz Fux assume o cargo até 2022.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o primeiro parágrafo, STF é sigla de Supremo Tribunal Federal, e não Superior Tribunal Federal. A informação foi corrigida.