Topo

Ministro da Educação é 5º do alto escalão do governo com covid; veja lista

O ministro da Educação, Milton Ribeiro - Isac Nóbrega/PR
O ministro da Educação, Milton Ribeiro Imagem: Isac Nóbrega/PR

Guilherme Mazieiro e Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

20/07/2020 15h56Atualizada em 20/07/2020 16h08

O recém-empossado ministro da Educação, Milton Ribeiro, 62, e o chefe do Ministério da Cidadania, Onyx Lorenzoni, 65, anunciaram hoje que estão com covid-19. Com eles, sobe para cinco o número de casos infecção pelo novo coronavírus confirmados no alto escalão do governo Jair Bolsonaro (sem partido). Todos integram o grupo de risco da doença por terem mais de 60 anos.

Ribeiro assumiu o posto semana passada em cerimônia com presença dos ministros Walter de Souza Braga Netto (Casa Civil), Jorge de Oliveira Francisco (Secretaria da Presidência) e sua esposa. Bolsonaro, que está com coronavírus e se recupera no Palácio da Alvorada, participou virtualmente.

O Brasil é apontado como um dos epicentros da pandemia no mundo, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Segundo o consórcio de veículos de imprensa, do qual o UOL faz parte, são 79.533 mortes causadas pela doença confirmadas no país.

O presidente, que menosprezou o impacto do vírus no início da pandemia e ignorou as orientações de prevenção, como uso de máscara e evitar aglomerações, afirma se tratar com hidroxicloroquina, assim como Onyx, e defende o uso medicamento — que não tem eficácia comprovada e pode trazer efeitos colaterais.

Antes deles, já tinham sido diagnosticados com o vírus os ministros Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional), Bento Albuquerque (Minas e Energia). Eles foram infectados após uma viagem oficial aos Estados Unidos.

À época 23 pessoas da comitiva foram contaminadas. Entre eles, o secretário de Comunicação, Fábio Wajngarten, a advogada de Bolsonaro, Karina Kufa, e o assessor internacional da Presidência, Filipe Martins.

Os infectados do alto escalão

Augusto Heleno

O ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), 72, apresentou teste com resultado positivo após voltar da viagem oficial aos Estados Unidos.

Heleno cumpriu isolamento social em casa, porém chegou a dar expediente no Planalto antes de completar o período mínimo de reclusão (14 dias). À época, ele disse que havia sido liberado pelo médico.

Bento Albuquerque

O ministro, 61, também foi diagnosticado com o vírus após voltar da viagem oficial aos Estados Unidos.

O teste dele deu positivo em 18 de março. O retorno ao trabalho ocorreu duas semanas depois.

Jair Bolsonaro

O presidente, 65, informou que testou positivo em 7 de julho para o vírus. Ele convocou uma coletiva de imprensa com três veículos de imprensa e tirou a máscara durante o anúncio.

Desde então, Bolsonaro tem divulgado nas redes sociais o seu entusiasmo com o tratamento à base de hidroxicloroquina. A atitude gera críticas à postura do mandatário, pois a substância não tem eficácia comprovada cientificamente.

O uso político do medicamento é visto como uma estratégia de Bolsonaro para, ante aos críticos, desviar o foco de sua contaminação. No começo da pandemia, o presidente chegou a chamar a doença de "gripezinha" e disse que não sofreria consequências graves devido a seu "histórico de atleta".

Onyx Lorenzoni

O ministro da Casa Civil, 65, informou hoje que foi diagnosticado com o Covid-19. Segundo ele, está tomando medicamentos como zitromicina, ivermectina e cloroquina.

Milton Ribeiro

Ministro da Educação, 62, confirmou hoje o resultado positivo do exame.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.