Topo

Esse conteúdo é antigo

Rodrigo Maia chora com homenagem de deputada em votação do Fundeb

Presidente da Câmara chorou ao receber uma homenagem da deputada federal Dorinha Seabra - Reprodução/Youtube
Presidente da Câmara chorou ao receber uma homenagem da deputada federal Dorinha Seabra Imagem: Reprodução/Youtube

Do UOL, em São Paulo

22/07/2020 12h05

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), não segurou a emoção ontem ao ser homenageado durante a votação de renovação do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), que acabou aprovada na Casa em dois turnos. Maia chorou quando foi homenageado pela deputada federal Dorinha Seabra (DEM-TO), relatora do projeto.

"É por sua determinação que nós conseguimos construir um texto que vamos marcar para a história desse país com o reconhecimento de quem tem direito à educação pública", disse Dorinha em discurso na Câmara, acrescentando que sem o novo Fundeb, "milhares de crianças ficariam pela rua sem escola".

Enquanto Maia ia às lágrimas, Dorinha ainda reconheceu a "dedicação" do presidente da Câmara e enalteceu também o pai de Rodrigo, Cesar Maia, ex-prefeito do Rio de Janeiro e que para a deputada "fez história nessa área (Educação)".

O choro de Maia ontem lembrou outros episódios em que o presidente da Câmara demonstrou emoção em público nos últimos anos, seja na Câmara ou fora dela.

Dentro da Câmara, Maia já chorou quando foi aprovada a reforma da Previdência e quando foi reeleito para mais um mandato à frente da Casa, ambos em 2019.

Ainda no ano passado, Maia também foi às lágrimas ao ser homenageado pelo deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP), quando este se filiou ao partido tucano, e também ao entregar a reforma da Previdência para o presidente do Senado, Davi Alcolumbre.

O presidente da Câmara também já chorou durante uma entrevista para o apresentador Pedro Bial, no programa "Conversa com Bial", da TV Globo.