Topo

Esse conteúdo é antigo

Presidente do PSL de Igarassu (PE) faz festa com show e amigos sem máscara

Ernandes de Oliveira da Silva e sua mulher, Priscilla Rodrigues. Ele é pré-candidato à prefeitura de Igarassu, e ela é a vice na chapa - Reprodução / Instagram
Ernandes de Oliveira da Silva e sua mulher, Priscilla Rodrigues. Ele é pré-candidato à prefeitura de Igarassu, e ela é a vice na chapa Imagem: Reprodução / Instagram

Aliny Gama

Colaboração para o UOL, em Recife

24/07/2020 23h51

O presidente do PSL do município de Igarassu (PE), localizado na região metropolitana do Recife, Ernandes de Oliveira da Silva, deu uma festa com show de banda musical para comemorar seus 37 anos de idade, em uma casa de eventos em Abreu e Lima, na região metropolitana da capital, na noite de ontem. Imagens do evento mostram que a festa descumpriu regras de distanciamento social e segurança sanitária determinadas pelo governo de Pernambuco, durante a pandemia do novo coronavírus, causador da covid-19.

O estado ainda não liberou a realização de eventos com mais de dez pessoas no plano de retomada de atividades. Em Pernambuco, 6.237 pessoas morreram em decorrência da covid-19 e 85.042 foram infectadas pelo novo coronavírus. Segundo boletim epidemiológico, de ontem para hoje, 26 pessoas morreram com a doença e 1.802 foram infectadas pelo coronavírus.

Vídeos e fotos do evento compartilhados no Instagram mostram convidados da festa sem máscara, assim como o próprio aniversariante. Ernandes também descumpriu o distanciamento social abraçando convidados da festa.

Imagens também mostram descumprimento de regras sanitárias, como compartilhamento de copos e garrafas em brincadeiras de interação da banda e convidados. Em um dos momentos, a banda convidou três pessoas para ingerir bebida alcoólica em três copos presos em uma tábua. Depois, outros convidados beberam também nos mesmos copos usados por outras pessoas sem que houvesse limpeza dos recipientes. Além disso, uma garrafa de bebida alcoólica foi colocada na boca de convidados também sem a devida higiene para evitar uma possível transmissão do novo coronavírus entre os convidados.

Pelo menos dez empresas ligadas ao ramo de eventos foram contratadas para a festa, como banda, equipes de filmagem e fotografia e buffet. O aniversário inaugurou a casa de eventos do próprio político, que tem capacidade para 600 pessoas e tinha, pelo menos, 100 convidados.

A mulher de Ernandi gravou um vídeo mostrando o buffet da festa, com alimentos dispostos sem proteção para contenção de partículas salivares. "Sabe aquele orgulho que você tem? De uma comida extremamente bem preparada, com muito amor, com muito carinho, com muita dedicação. É isso que a gente tá vendo. Aqui não tem comida não, aqui tem provas de amor. Essa é mesa do nosso buffet", disse Priscilla Rodrigues.

Oliveira se lançou como pré-candidato à prefeitura de Igarassu junto com a mulher, que é presidente do PP e pré-candidata a vice-prefeita. Ele já foi vereador em Igarassu e na última eleição municipal, em 2016, não conseguiu se eleger — ficou como suplente. Atualmente, ele diz que é presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Igarassu, mas a entidade não é reconhecida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas por não ter cadastro do SPC (Cadastro de Proteção ao Crédito).

O UOL tentou contato com Oliveira e Priscilla, na noite de hoje, por meio de ligações telefônicas, mensagens pelo aplicativo WhatsApp e pelas redes sociais, mas não obteve retorno até a publicação deste texto.

Em um vídeo publicado na noite de hoje, Oliveira agradeceu as felicitações de aniversário e afirmou que realizou "um jantar restrito a familiares e poucos amigos". "Infelizmente, devido a essa pandemia, não pude chamar todos", explicou.

Festa 'foi feita à revelia', diz prefeitura

A prefeitura de Abreu e Lima, município onde ocorreu o evento, informou, por meio de nota, que a festa foi particular e que não autoriza a realização de eventos públicos ou particulares, em cumprimento aos decretos do governo do estado para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A festa "foi feita à revelia e não houve nenhum pedido para realização do evento".

A PM (Polícia Militar) informou que o batalhão que cobre a área não recebeu denúncia da realização do evento. A PM afirmou ainda que o efetivo "está trabalhando de forma integrada com outros órgãos" ligados ao Gabinete de Gerenciamento da Covid-19 para fiscalização do cumprimento das regras determinadas pelo governo de Pernambuco para conter a pandemia do novo coronavírus.