Topo

Schelp: Auxílio emergencial 'acalma' Bolsonaro, mas segue flerte com golpe

Do UOL, em São Paulo

07/08/2020 04h00

No podcast Baixo Clero #51, os jornalistas Carla Bigatto, Carolina Trevisan e Diogo Schelp analisam a reportagem revelada pela revista Piauí sobre a verbalização do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de uma "quase intervenção" no Supremo Tribunal Federal.

Na visão de Schelp, a reportagem mostra que o Brasil não está livre do "flerte com o autoritarismo". "Se, neste momento, Bolsonaro parece mais tranquilo é porque parece ter encontrado no Auxílio Emergencial o respaldo político para ele permanecer no poder. Mas, esta reportagem revela que, quando acuado, o governo Bolsonaro tende a sonhar, pensar e a pedir aos seus auxiliares para seguir por um caminho que é pelo rompimento institucional", disse. (ouça a partir do minuto 20:00)

Trevisan levanta outro ponto. "O que chama demais a minha atenção é a não-reação dos ministros militares. Pior fica ainda um ministro civil, que é o André Mendonça [ministro da Justiça e Segurança Pública], escutar essa ideia e não ter uma reação de indignação".

O programa também tem a participação de Jamil Chade, colunista do UOL, que fala sobre a explosão no Líbano: documentos obtidos pelo jornalista detalham que o material explosivo foi apreendido antes de ser remetido à Síria, em 2012.

Baixo Clero está disponível no Spotify, na Apple Podcasts, no Google Podcasts, no Castbox, no Deezer e em outros distribuidores. Você também pode ouvir o programa no YouTube. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.