Topo

Esse conteúdo é antigo

Gilmar Mendes critica ataques à imprensa: 'É uma das bases da democracia'

Gilmar Mendes citou Orwell para dizer que o jornalismo não é feito para agradar a todos - Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Gilmar Mendes citou Orwell para dizer que o jornalismo não é feito para agradar a todos Imagem: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Do UOL, em São Paulo

24/08/2020 09h46

O ministro Gilmar Mendes do STF (Supremo Tribunal Federal) saiu em defesa da imprensa ontem à noite e afirmou em seu Twitter que a liberdade dos jornalistas é uma das bases da democracia.

A fala do Mendes veio após Jair Bolsonaro (sem partido) dizer a um repórter do jornal O Globo que teria vontade de "encher a boca dele de porrada". O jornalista havia perguntado ao presidente sobre os depósitos que Fabrício Queiroz fez na conta da primeira-dama Michelle Bolsonaro.

"A liberdade de imprensa é uma das bases da democracia. É inadmissível censurar jornalistas pelo mero descontentamento com o conteúdo veiculado", escreveu Gilmar Mendes em seu Twitter.

O ministro citou ainda o escritor George Orwell, dizendo que "jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique". "Todo o resto é publicidade", completou.

O caso

Neste mês, reportagem da revista Crusoé revelou que Queiroz fez outros depósitos em cheque na conta de Michelle. Ao todo, o ex-assessor Queiroz e a mulher dele, Márcia Aguiar, repassaram R$ 89 mil para a conta de Michelle Bolsonaro entre 2011 e 2016 — antes portanto de o marido assumir a Presidência da República.

A defesa de Flávio Bolsonaro tem negado a prática de qualquer irregularidade.

Queiroz e Márcia Aguiar encontram-se em prisão domiciliar no Rio por obstruir as investigações, segundo o juiz Flávio Itabaiana, da 1ª instância da Justiça do Rio.