Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador da BA diz que aceitaria aliança do PT com PSDB contra Bolsonaro

Rui Costa (PT), governador da Bahia, disse manter "os pés no chão" com relação a uma possível candidatura à presidência em 2022 - Alberto Coutinho/Governo da Bahia
Rui Costa (PT), governador da Bahia, disse manter "os pés no chão" com relação a uma possível candidatura à presidência em 2022 Imagem: Alberto Coutinho/Governo da Bahia

Do UOL, em São Paulo

25/08/2020 09h38

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), disse em entrevista publicada hoje que aceitaria uma aliança do PT com todos os partidos, inclusive o PSDB, que não estiverem "corroborando" com o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) e "seus atos de truculência".

Petistas e tucanos polarizaram as eleições presidenciais entre 1994 e 2014. Em 2018, Bolsonaro disputou o segundo turno com Fernando Haddad (PT). O candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, terminou em quarto lugar no primeiro turno.

Eu diria que [o PT poderia se unir com] todo mundo que não tiver corroborando com esse governo, com seus atos de truculência
Rui Costa ao Jornal O Globo

Para Costa, que também é presidente do Consórcio do Nordeste — projeto que visa a parceria entre estados da região para conversarem sobre conteúdos de interesse em comum —, se necessário, ele dialogará com outras siglas para discutir um projeto nacional.

"Quantos temas nós já chegamos e já discutimos com o [João] Doria (PSDB), com o Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande Sul. Não tenho nenhum problema em sentar com eles e conversar sobre pilares necessários à nação brasileira, o futuro deste país. Democracia, transformação política e social você só faz com diálogo e com entendimento de conteúdo, de projeto. Se não você vai ficar eternamente refém de bancadas do "toma lá dá cá". Como hoje o governo federal está fazendo. Criticava tanto e está fazendo", explicou.

Ao ser questionado sobre os frequentes ataques de Bolsonaro à imprensa, Costa afirma que não espera um "padrão civilizatório do presidente".

Eu não deposito expectativa num padrão civilizatório do presidente. O padrão dele é estimular a agressão, o ódio e as ofensas a todos
Rui Costa

Eleições de 2022 e PT

Costa comentou que a declaração de Lula sobre o PT não ter um candidato à Presidência da República em 2022 está "sintonizada" com o seu pensamento sobre as eleições, mas diz que se a esquerda escolher o isolamento, vai piorar a crise no país.

"Acho que se optarmos pelo isolamento, vamos aprofundar o pior para este país, correndo o risco inclusive da ambiência democrática. Aí não sei dizer o que será futuro do país", analisou.

Com relação à imagem do PT ser associada com a corrupção, o governador pontua que essa ideia foi uma "massificação" feita para ganhar a eleição.

Acho que houve uma massificação como se a corrupção tivesse sido inventada, criada nos governos do PT, a história da humanidade, em várias nações do mundo, foi permeada pela corrupção. Somente quem imagina que a Terra é plana vai acreditar que foi o PT quem inventou a corrupção. Isso é massificação que se fez para se ganhar a eleição

Sobre a possibilidade de se candidatar para presidente na eleição de 2022, Costa ponderou que prefere manter os seus "pés no chão" referente a essa questão.

"Alguém com a minha história de vida não se declara candidato. Quem faz isso perdeu o controle da sua vaidade. Cada um de nós pode dar muita contribuição e, eventualmente, discutir lá na frente quais são os nomes possíveis de conduzir essa aliança. Pretendo manter meus pés no chão", comentou.