Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura do Rio diz que grupo 'Guardiões do Crivella' não é institucional

A prefeitura afirma que o grupo "não se presta a organizar servidores para coibir a imprensa". - SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
A prefeitura afirma que o grupo "não se presta a organizar servidores para coibir a imprensa". Imagem: SAULO ANGELO/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

03/09/2020 21h13

Após a rejeição do pedido de impeachment contra Marcelo Crivella (Republicanos) na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, a prefeitura emitiu uma nota sobre o grupo "Guardiões do Crivella", em que servidores se mobilizam para irem a hospitais municipais e evitar que a população converse com a imprensa.

A prefeitura afirma que o grupo "não é institucional" e "não se presta a organizar servidores para coibir a imprensa".

"A Prefeitura do Rio reforçou o atendimento em unidades de saúde municipais para melhor informar à população e evitar riscos à saúde pública", diz a nota.

Apesar de não responder a um processo de impeachment, Crivella enfrenta investigações em outras frentes. Na última segunda (31), o MP-RJ (Ministério Público do Rio) decidiu abrir investigação no âmbito criminal para apurar a possível prática de uma série de crimes.

Autora da denúncia, a deputada estadual Renata Souza (PSOL) foi atacada por ser então pré-candidata à Prefeitura do Rio. Alguns dos vereadores argumentaram que um votar favoravelmente seria como "dar palanque" a seu partido. A candidatura de Renata foi oficializada na noite de hoje, enquanto ocorria a votação.

Confira a nota completa:

A Prefeitura do Rio segue trabalhando, tendo o interesse público como foco — e, por isso mesmo, debatendo as iniciativas com transparência junto à Câmara Municipal e seus vereadores, representantes diretos da população.

A Prefeitura reitera que é necessário levar ao público a informação correta de que o grupo de WhatsApp "Guardiões do Crivella" NÃO é institucional, NÃO se presta a organizar servidores para coibir a imprensa — e, para uma simples confirmação, basta a imprensa interessada verificar o conteúdo do grupo.

A Prefeitura do Rio reforçou o atendimento em unidades de saúde municipais para melhor informar à população e evitar riscos à saúde pública, como quando a TV Globo veiculou que o Hospital Albert Schweitzer estava fechado, mas ele estava aberto para atendimento.

A Prefeitura do Rio é contra todo tipo de violência.