Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria critica 'mau exemplo' de Bolsonaro em SP: tudo de que não precisamos

Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores durante passagem pela cidade de Pariquera-Açu (SP) - Divulgação/Flickr do Palácio do Planalto
Jair Bolsonaro cumprimenta apoiadores durante passagem pela cidade de Pariquera-Açu (SP) Imagem: Divulgação/Flickr do Palácio do Planalto

Do UOL, em São Paulo

04/09/2020 13h59

A passagem de Jair Bolsonaro (sem partido) ontem pelo Vale do Ribeira, no interior de São Paulo, rendeu críticas por parte do governador do estado hoje. João Doria (PSDB) classificou como "mau exemplo" a presença do presidente em eventos com aglomerações e na maior parte do tempo sem usar máscara, o que é obrigatório no estado por causa da pandemia do novo coronavírus.

"Eu lamento que ele dê um mau exemplo, ele deveria dar bons exemplos, como todo presidente. Ele aqui em São Paulo mais uma vez deu um mau exemplo ao não usar máscara, o que é lei, e lei é obrigatória, embora a fiscalização deva ser feita pela prefeitura municipal e a emissão de multa também", afirmou Doria durante entrevista coletiva no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

"E deu outro mau exemplo ao estimular e participar de aglomerações, o que não deveria ocorrer, e ainda com muitas pessoas sem o uso de máscara. Tudo de que não precisamos neste momento são de maus exemplos", completou o governador paulista.

Bolsonaro passou ontem pelas cidades de Pariquera-Açu e Eldorado, realizando eventos com aglomerações em ambos os municípios. No último, inclusive, onde mora sua mãe, foi a um bar com amigos e permaneceu no local por cerca de 45 minutos sem máscara.

Em outro momento da coletiva de hoje, sem citar o presidente, Doria lembrou que o uso de máscaras é obrigatório no estado, e que não há isenção para autoridades.

"Quero lembrar que no estado São Paulo o uso da máscara é lei, é obrigatório, para autoridades e não autoridades, cidadãos pobres ou ricos. Todos devem usar máscara em respeito à sua saúde e à de outras pessoas", afirmou.

Apelo para o feriado

O governador demonstrou grande preocupação com a proximidade do feriado prolongado que se seguirá ao final de semana, na segunda-feira (7), quando é comemorado o Dia da Independência. Doria disse que a Polícia Militar vai apoiar as ações de fiscalização e orientação de municípios que solicitaram ajuda estadual.

A preocupação central é sobre o movimento de pessoas em direção ao litoral. Para isso, também foi anunciada a Operação Independência, que promete fazer pelo menos seis bloqueios em rodovias que dão acesso às praias paulistas e distribuir 40 mil máscaras nas estradas.