Topo

Esse conteúdo é antigo

PI: Ex-prefeito diz que tinha vergonha de roubar por ter assessor honesto

Assis Cipriano (ao centro, de blusa branca e chapéu) afirmou que tinha vergonha de roubar por ter um assessor honesto - Reprodução/YouTube/Assis Cipriano
Assis Cipriano (ao centro, de blusa branca e chapéu) afirmou que tinha vergonha de roubar por ter um assessor honesto Imagem: Reprodução/YouTube/Assis Cipriano

Do UOL, em São Paulo*

15/09/2020 15h47

Francisco de Assis Rocha Cipriano (PSB), ex-prefeito de Santo Antônio de Lisboa, no Piauí, revelou durante uma convenção partidária do PSB (Partido Socialista Brasileiro) e PSD (Partido Social Democrático) que só não desviou recursos financeiros durante a sua gestão porque tinha "vergonha" de roubar na frente de seu assessor "honesto".

A fala surgiu no último sábado (12), quando o ex-prefeito — que atuou na região por dois mandatos consecutivos, em 2008 e 2012 — discursava sobre a receptividade no local e elogiou Antônio de Quincas (PSD), seu ex-assessor, que hoje é candidato à vice na chapa de Assis Cipriano à reeleição.

"Antônio 'Quinco' foi o homem mais honesto que eu vi na minha vida. Então, coloquei ele para trabalhar comigo lá [na prefeitura], muito bom. Mas, depois nem roubar eu não podia, porque eu tinha vergonha dele", revelou o ex-gestor.

Seguido de aplausos após a fala, ele continua: "Tinha [vergonha], então eu era obrigado a ser [honesto] também". "E outra, se eu roubasse nessa prefeitura de Santo Antônio de Lisboa...", até que Assis foi interrompido por alguém próximo que diz "não fala isso aí não", e, em seguida, explica para o ex-prefeito que o evento está sendo filmado.

Mesmo assim, Assis Cipriano conclui a fala: "Se eu roubasse em Santo Antônio de Lisboa, deviam era me matar, degolar, porque um homem nascido de pais simples, pessoas simples, meus avós simples, e ter graças a Deus o que eu tenho hoje, eu vim para a prefeitura de Santo Antônio, e roubar, eu mereço ser degolado".

O UOL procurou o PSB para saber o posicionamento do partido acerca da fala do candidato, mas, até o momento, não teve resposta. Também ainda não conseguimos contato com Assis Cipriano para comentar o caso.

Assista ao discurso do ex-prefeito:

Segunda Vez

No início deste mês, José Maria da Silva Monção, outro ex-prefeito, desta vez do município de Cocal, também no Piauí, afirmou durante uma convenção que roubou menos na sua gestão do que seu sucessor.

"Não é que o Cocal também seja o fim do mundo, mas passa a administração e todos padecem. Eu fui prefeito três vezes, eu sei o meu sofrimento, mas também não roubei o tanto que esse aí [Vieira] roubou, não, está entendendo? Esse é descarado, esse está é afundando o Cocal", explicou.

Após a repercussão da fala, a direção estadual do PTB (Partido Trabalhista Brasileiro) do Piauí, então partido de Monção, decidiu expulsar o ex-prefeito da sigla.

*Com informações de Gilvan Marques, do UOL, em São Paulo