Topo

Esse conteúdo é antigo

Guilherme Boulos aciona MP contra privatização de CEUs em São Paulo

O candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, tenta vetar a privatização dos CEUs da cdiade - Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo
O candidato à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, tenta vetar a privatização dos CEUs da cdiade Imagem: Alice Vergueiro/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/09/2020 10h24

Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL, entrou com uma representação no MP (Ministério Público) da capital para impedir a privatização dos CEUs (Centros Educacionais Unificados) da cidade.

A ação foi impetrada no dia 10 de setembro e é assinada em conjunto com Jussara Basso, coordenadora do MTST e pré-candidata a vereadora em São Paulo pelo mandato coletivo Juntas.

A prefeitura quer terceirizar a administração dos CEUs. Com isso, organizações sociais seriam responsáveis pela coordenação de atividades de lazer e recreação nas unidades. Ainda segundo a prefeitura, a mudança permitiria uma economia de R$ 72 milhões em cinco anos. Já a ação apresentada ao MP aponta que a Prefeitura gastará R$ 456 milhões em cinco anos de concessão.

No documento, Boulos e Jussara questionam o chamamento público feito pelo atual prefeito Bruno Covas (PSDB) para terceirizar a administração de doze CEUs da cidade. A ação afirma que o edital não prevê processo licitatório com o objetivo de "não levantar questionamento da sociedade civil".

"Privatizar a administração da educação municipal é assumir que os tucanos são incompetentes para gerir a coisa pública no que ela tem de mais básico, que é a educação. Tucanos querem repetir nas escolas o que já acontece na saúde, com empresas de saúde ganhando rios de dinheiro sem fiscalização", diz Boulos.