Topo

Esse conteúdo é antigo

Sem máscara, Bolsonaro provoca aglomeração em viagem ao Mato Grosso

Bolsonaro provoca aglomeração em Sinop, no Mato Grosso - Reprodução/Facebook
Bolsonaro provoca aglomeração em Sinop, no Mato Grosso Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

18/09/2020 11h06

Contrariando as autoridades sanitárias, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) provocou aglomeração nesta manhã na cidade de Sinop (MT), onde cumpre agenda.

O presidente tocou nas mãos de apoiadores, pegou crianças e até um cachorro no colo, conforme vídeo publicado em suas redes sociais. Ele não usava máscara, o que é obrigatório, de acordo com decreto estadual.

Além de Sinop, Bolsonaro também visita hoje a cidade de Sorriso, produtora de soja. O Mato Grosso sofre com as queimadas tanto na região do Pantanal, no sul do estado, quanto na região Amazônica, na divisa norte.

Bolsonaro deve participar de eventos do agronegócio, como o lançamento simbólico do plantio da soja, a entrega de títulos de propriedades rurais e um ato em homenagem a si. Não consta na agenda do presidente visita às regiões afetadas pelos incêndios florestais.

Mesmo com o aumento expressivo das queimadas na região do Pantanal e na Amazônia e dos recordes de desmatamento, o presidente afirmou ontem que o Brasil está de "parabéns" na maneira como preserva o meio ambiente.

Do início do ano até o último dia 16, o aumento das queimadas no Pantanal foi de 208%, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Ao menos 2,9 milhões de hectares do bioma já foram destruídos pelo fogo, ou seja, 19% da área total.

* Com informações do Estadão Conteúdo