Topo

Esse conteúdo é antigo

Flordelis é ouvida na Corregedoria em processo que pode acabar em cassação

Flordelis (PSD-RJ) será ouvida hoje, às 11h, pelo corregedor da Câmara, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) - Cláudio Andrade/Câmara dos Deputados
Flordelis (PSD-RJ) será ouvida hoje, às 11h, pelo corregedor da Câmara, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA) Imagem: Cláudio Andrade/Câmara dos Deputados

Da Agência Câmara de Notícias

22/09/2020 10h30

A deputada federal Flordelis (PSD-RJ), que é acusada pelo MPRJ (Ministério Público do Rio de Janeiro) de ser a mandante do assassinato do marido, será ouvida hoje, às 11h (horário de Brasília), na Corregedoria Parlamentar da Câmara dos Deputados.

Após a oitiva, o corregedor da Câmara, deputado Paulo Bengtson (PTB-PA), terá até 45 dias úteis para apresentar sua conclusão; o parlamentar já avisou que não pretende utilizar todo esse período.

No fim de agosto, Flordelis foi denunciada pelo MPRJ e pela Polícia Civil como a mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, morto em 2019.

Na última sexta-feira (18), a Justiça do Rio determinou que Flordelis seja monitorada com o auxílio de uma tornozeleira eletrônica. A parlamentar também é investigada na PGR (Procuradoria-Geral da República) por um suposto esquema de "rachadinhas" em seu gabinete.

Segundo o rito da Câmara, a Corregedoria fará a análise prévia da acusação e, caso a Mesa Diretora julgue-a procedente, a remeterá para o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar para abertura de processo contra a deputada.

No Conselho, um relator escolhido em lista tríplice formada em sorteio apurará os fatos da acusação e dará seu parecer pela cassação ou pela absolvição da deputada, que ainda poderá recorrer da decisão na Comissão de Constituição e Justiça.

Após o Conselho votar a decisão do relator, o parecer será encaminhado para o plenário da Câmara, onde a votação se dará de forma aberta. Lá, Flordelis poderá ser cassada caso 257 deputados votem pela sua condenação.