Topo

Esse conteúdo é antigo
OPINIÃO

No aniversário da Constituição, Fux diz que promessas "não foram cumpridas"

Luix Fux assina termo de posse como presidente do STF - TV Justiça/Reprodução
Luix Fux assina termo de posse como presidente do STF Imagem: TV Justiça/Reprodução

Colaboração para o UOL

06/10/2020 09h23

Promulgada em 5 de outubro de 1988, a Constituição Federal completou 32 anos ontem. Em vídeo, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, lembrou a data e disse ter orgulho da Carta Magna, além de afirmar que "é muito importante que tenhamos em mente que as promessas constitucionais ainda não foram cumpridas".

"Nós prometemos, na Constituição, uma sociedade justa solidária, com erradicação da pobreza, proteção do meio ambiente e estamos assistindo a um elevado grau de miserabilidade, estamos assistindo ainda a agressões ao meio ambiente", disse.

Apesar disso, o presidente do STF disse ter uma visão otimista "porque um juiz que não tem otimismo, um magistrado que não tem um pensamento determinado de que a Constituição será cumprida, deixa ao desabrigo a carta maior".

Fux ainda exalta o texto constitucional, afirmando que a carta preza pela "igualdade, pela liberdade, pela segurança jurídica. A isonomia entre os cidadãos, a dignidade da pessoa humana e todas as liberdades de expressão e de imprensa estão consagrados na Carta Federal".

Empossado para um mandato de dois anos como presidente do STF no mês passado, Fux disse que, como guardião da Constituição, entende que "a Suprema Corte sempre garantirá o cumprimento dos princípios e das regras constitucionais, cientes de que a Constituição é, acima de tudo, um instrumento da vida e da esperança".