Topo

Esse conteúdo é antigo

Maia diz que covid contaminou mais de 20% do pulmão: "não é brincadeira"

Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi um dos políticos brasileiros contaminados pelo coronavírus - Adriano Machado
Presidente da Câmara, Rodrigo Maia, foi um dos políticos brasileiros contaminados pelo coronavírus Imagem: Adriano Machado

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

08/10/2020 19h55Atualizada em 08/10/2020 19h59

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou hoje que mais de 20% de um de seus pulmões foi contaminado pelo coronavírus.

Ele anunciou ter sido diagnosticado com a covid-19 em 16 de setembro e voltou à Câmara dos Deputados pela primeira vez hoje desde então. Maia chamou o período com coronavírus em casa de "isolamento e sofrimento".

Não é brincadeira, não é uma doença fácil. Cheguei a estar com 88% apenas de saturação, mais de 20% do meu pulmão foi contaminado. Não fui internado por muito pouco
Rodrigo Maia sobre o período em que teve covid-19

Ele reforçou a importância do uso da máscara facial para se evitar a propagação do coronavírus, como recomendado por especialistas, e, apesar de pedidos para que a tire quando fala em coletiva, disse que continuará usando o objeto.

"De hoje até a vacina, em todo lugar público que eu estiver, eu vou usar a máscara, tentando mostrar a todos que essa não é uma doença que seja conhecida", falou.

A atitude é a oposta à demonstrada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), que já minimizou o coronavírus diversas vezes, comparando seus efeitos a uma "gripezinha", e nem sempre usa a máscara de proteção facial.

Além de Maia e Bolsonaro, os presidentes do Senado e do STF (Supremo Tribunal Federal), Davi Alcolumbre (DEM-AP) e Luiz Fux, respectivamente, já foram contaminados pelo coronavírus. Após posse presencial de Fux no Supremo, ao menos outras nove autoridades também tiveram covid-19. Todos se recuperaram.