Topo

Esse conteúdo é antigo

Dias Toffoli testa positivo para covid-19 e tem sintomas leves

Dias Toffoli está fazendo tratamento em casa -
Dias Toffoli está fazendo tratamento em casa

Colaboração para o UOL

13/10/2020 19h34

Dias Toffoli, ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), testou positivo para covid-19. Ele apresentou sintomas respiratórios leves, então fez o exame e confirmou que está infectado.

Ele é o terceiro ministro do STF a ter essa doença. Antes dele, o presidente da Corte, Luiz Fux, e a ministra Carmén Lúcia também tiveram o novo coronavírus.

Como o quadro de saúde não é grave, Toffoli ficou em casa. Ele tem 52 anos e está fazendo o tratamento de acordo com as recomendações médicas da cardiologista intensivista Ludhmila Hajjar, do Hospital Vila Nova Star.

Dias Toffoli era o presidente do STF até o dia 10 de setembro. Luiz Fux assumiu esse cargo desde então. Ele também já foi infectado com covid-19.

A maioria das sessões do STF tem ocorrido de forma virtual, justamente para evitar a transmissão de covid-19. O maior problema ocorreu na posse de Fux, que foi presencial.

Entre as pessoas que estiveram nesse evento, 9 tiveram covid-19 pouco tempo depois: o próprio Luiz Fux; a também ministra do STF Carmen Lúcia; o presidente da Câmara, Rodrigo Maia; o procurador-geral da República, Augusto Aras; o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio; a presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Maria Cristina Peduzzi; e três ministros do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Luis Felipe Salomão, Benedito Gonçalves e Antonio Saldanha.

Dias Toffoli fez teste para covid-19 depois da posse de Fux, mas naquela época o resultado foi negativo. Ele também teve suspeita de infecção por coronavírus em maio, quando se internou para fazer uma cirurgia de drenagem de um abcesso. Mas os exames também apontaram que ele não estava com covid-19 naquele momento.