Topo

Esse conteúdo é antigo

Senador flagrado com dinheiro na cueca diz que 'tudo será esclarecido'

Segundo relatório da PF, Chico Rodrigues escondeu dinheiro na cueca e até entre as nádegas durante ação policial - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
Segundo relatório da PF, Chico Rodrigues escondeu dinheiro na cueca e até entre as nádegas durante ação policial Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/10/2020 07h31Atualizada em 16/10/2020 09h16

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR), flagrado com dinheiro na cueca pela Polícia Federal, disse ontem à noite em uma rede social que "tudo será esclarecido" e que confia na justiça. O parlamentar era vice-líder do governo Bolsonaro no Senado, mas foi exonerado do cargo.

O ministro Luís Roberto Barroso, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou ontem o afastamento dele de suas funções no Congresso por 90 dias. A decisão agora segue para o Senado, que pode manter ou não a determinação de Barroso.

"Deixo a vaga de vice-líder do governo Bolsonaro no Senado para aclarar os fatos e trazer à tona a verdade. Acredito na verdade. Estou confiante na Justiça e digo que logo tudo será esclarecido. E provarei que nada tenho a ver com qualquer ato ilícito de qualquer natureza", disse Rodrigues em vídeo.

"Vou cuidar da minha defesa e provar minha inocência e volto. Volto logo a dizer: ao longo dos meus 30 anos de vida pública, tenho dedicado minha vida ao povo de Roraima e do Brasil e continuarei seguindo firme nesta direção. Deus não dorme", acrescentou.

PF cita constrangimento e não mostra vídeo

O senador é suspeito de participar de esquema de desvios públicos destinados ao combate à pandemia de covid-19. Durante a ação realizada na quarta-feira (14) em sua residência, em Boa Vista, mais de R$ 30 mil, em dinheiro vivo, foram encontrados dentro da cueca do parlamentar: o delegado que acompanhava a operação na casa percebeu um volume incomum nas vestes de Rodrigues.

A PF alega ter filmado o momento em que cédulas foram encontradas na cueca para demonstrar como o parlamentar havia ocultado itens mesmo durante a apreensão. No entanto, nem todos os vídeos foram divulgados para "não gerar maiores constrangimentos", diz o órgão, em relatório.

Futuro do caso

Barroso, responsável por autorizar a operação deflagrada ontem pela PF, afirmou que o afastamento do senador é necessário diante da "gravidade concreta dos delitos investigados" e afirmou que ela serve para evitar que o parlamentar use do posto para atrapalhar a investigação.

A decisão de afastar o senador será avaliada pelo Senado Federal, que pode manter ou não a determinação do STF.

A PF pediu a prisão preventiva de Chico Rodrigues, mas a PGR (Procuradoria-Geral da República) foi contrária ao pedido.