Topo

Esse conteúdo é antigo

De vermelho, jornalista com sobrenome 'Lula' é recebido por Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante entrevista concedida ao jornalista catarinense Marcelo Damasceno Lula - Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante entrevista concedida ao jornalista catarinense Marcelo Damasceno Lula Imagem: Alan Santos/PR

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, em Brasília

04/11/2020 15h23

Anunciado como "Lula", o jornalista catarinense Marcelo Damasceno Lula, coincidentemente homônimo de Luiz Inácio Lula da Silva, foi recebido hoje pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em seu gabinete no Palácio do Planalto.

Além da peculiaridade do encontro em si, o figurino do convidado chamou atenção. Lula, que escreve para um site de notícias de SC, utilizou terno vermelho, cor que remete à bandeira do PT. A entrevista com o chefe do Executivo federal durou cerca de 30 minutos.

Em sua página no Instagram, Marcelo Lula afirmou que o conteúdo da entrevista será publicado no próximo sábado.

"Vamos conversar com o presidente sobre esses desafios aí nesse tempo de pandemia, mas também falaremos sobre Santa Catarina e sobre política."

O jornalista esteve com Bolsonaro horas antes de o presidente receber a governadora interina de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido) Ela chegou ao Planalto por volta de 14h50.

Daniela é considerada um quadro bolsonarista no estado que deu mais votos ao presidente eleito em 2018 (65,82%).

Ela chegou poder como vice de Carlos Moisés, que enfrenta processo de impeachment e está afastado do cargo por decisão da comissão processante (formada por deputados e desembargadores).

Os dois são acusados de crime de responsabilidade por causa de uma concessão de aumento salarial a procuradores do estado em 2019. Mas apenas Moisés foi afastado das funções. Daniela foi salva por um voto de desempate e, por esse motivo, ficou apta a assumir o governo. Isso não a livra, no entanto, da denúncia de crime de responsabilidade.