Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro nomeia reitor que ficou em último na lista tríplice da UFPB

Valdiney Veloso tem doutorado em psicologia social - Reprodução
Valdiney Veloso tem doutorado em psicologia social Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL

05/11/2020 11h41Atualizada em 06/11/2020 07h52

Mais uma vez o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) indicou para reitor um nome que não foi o mais votado em uma universidade federal. Isso já tinha acontecido anteriormente em outros estados. E agora se repetiu na UFPB (Universidade Federal da Paraíba). O indicado foi Valdiney Veloso, que foi o menos votado da lista tríplice.

A decisão foi publicada hoje no Diário Oficial da União. De acordo com o texto, Veloso assumirá o cargo na próxima quarta-feira, dia 11.

O novo reitor dividiu a chapa com Liana Filgueira Albuquerque. Eles ficarão na gestão da reitoria da UFPB até 2024.

A Constituição prevê que o Presidente da República escolha o nome de quem vai ocupar o cargo de reitor em todas as universidades federais. Mas historicamente, há uma preferência por indicar os mais votados nas listas tríplices.

Recentemente, Bolsonaro nomeou reitores menos votados em universidades federais do Triângulo Mineiro (UFTM), Recôncavo Baiano (UFRB), Vale do Jequitinhonha (UFVJM), Ceará (UFC), Fronteira Sul (UFFS) e Espírito Santo (UFES), por exemplo.

Quem é Valdiney Veloso

O professor Valdiney Veloso é formado em Psicologia no Unipê (Centro Universitário de João Pessoa) e dá aulas na UFPB. Ele também é especialista em psicometria, com mestrado e doutorado em Psicologia Social.

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que informou o último parágrafo, Unipê é Centro Universitário de João Pessoa, e não Universidade Federal da Paraíba e Direito. A informação foi corrigida.