Topo

Esse conteúdo é antigo

Janaína Paschoal critica direita e culpa Bolsonaro por resultados ruins

Janaina Paschoal (PSL-SP) não sabe quem apoiará no 2º turno de São Paulo - Maurício Garcia de Souza/Alesp
Janaina Paschoal (PSL-SP) não sabe quem apoiará no 2º turno de São Paulo Imagem: Maurício Garcia de Souza/Alesp

Colaboração para o UOL

17/11/2020 12h35

Autora do pedido de impeachment de Dilma Rousseff, a deputada estadual Janaína Paschoal (PSL-SP) costuma defender movimentos de direita no Brasil. Mas ela ficou decepcionada recentemente e, depois dos resultados nas eleições municipais, aumentou as críticas.

"A direita, como projeto, perdeu muito. A direita chegou ao poder e, salvo a parte da corrupção, fez tudo muito parecido. Tentou criar um discurso hegemônico, pisou em apoiadores. A maioria manteve uma postura de muita empáfia, de agressividade, perseguição ao divergente", disse Janaina em entrevista ao jornal Estadão.

A deputada também criticou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) diretamente. Segundo a deputada, ele "errou ao sair do PSL e deixar tantos potenciais candidatos indecisos". Isso teria deixado os eleitores confusos, segundo ela.

Bolsonaro saiu do PSL e prometeu criar o partido Aliança pelo Brasil, mas ainda não conseguiu o registro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ao comentar sobre os resultados da direita nas eleições municipais, Bolsonaro tem minimizado a importância disso.

"Minha ajuda a alguns poucos candidatos a prefeito resumiu-se a 4 lives num total de 3 horas. A esquerda sofreu uma histórica derrota nessas eleições, numa clara sinalização de que a onda conservadora chegou em 2018 para ficar. Para 2022 a certeza de que, nas urnas, consolidaremos nossa democracia com um sistema eleitoral aperfeiçoado", analisou o presidente.

O PSL ficou dividido nas eleições municipais de São Paulo. Janaina era contra a candidatura de Joice Hasselmann e preferia apoiar Andrea Matarazzo (PSD) ou Arthur do Val (Patriotas). E ela também discorda de Joice sobre a possibilidade de fraude nas eleições. Enquanto a candidata insinuou que houve irregularidades na apuração, Janaina descartou. "Não houve fraude. As urnas falaram".

No 2º turno da eleição municipal, Janaina admitiu que ainda não sabe em quem votará. Apesar da presença de um candidato da direita, Bruno Covas (PSDB), Janaina convidou o candidato da esquerda, Guilherme Boulos, para uma transmissão ao vivo. Ela disse que pretende "ouvir os dois, antes de falar qualquer coisa".