Topo

Esse conteúdo é antigo

Fux diz que STF não permitirá desconstrução da Lava Jato

O ministro Luiz Fux destacou uma mudança que sugeriu como presidente do STF - STF
O ministro Luiz Fux destacou uma mudança que sugeriu como presidente do STF Imagem: STF

Colaboração para o UOL

26/11/2020 15h04

Luiz Fux, ministro e presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), falou hoje sobre a Operação Lava-Jato e prometeu que vai defendê-la na corte.

"O Supremo Tribunal Federal não permitirá que haja a desconstrução da operação Lava Jato. O primeiro ato praticado por mim, não quero nenhum louvor, estou apenas dando esse esclarecimento: todas as ações penais e todos os inquéritos passarão pela responsabilidade do plenário, porque o STF tem o dever de restaurar a imagem do país a um patamar de dignidade da cidadania, de ética e de moralidade do próprio país", afirmou Fux, na abertura do 14º Encontro Nacional do Poder Judiciário, promovido pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça).

Portanto Fux citou uma proposta que ele apresentou recentemente. A ideia foi aprovada por unanimidade no STF. Antes da sugestão, todos os inquéritos e ações penais relacionados à Operação Lava-Jato, em trâmite no Supremo, eram analisados nas Turmas do Tribunal. Agora elas irão para o plenário.

Para o futuro, Fux disse que o Brasil precisa combater a corrupção com leis mais duras de coerção e de reparação de danos, além de fortalecer órgãos de investigação.

"Hoje o Brasil está tão bem preparado quanto os países mais evoluídos. Mas precisa reforçar exatamente essas instituições de investigação, inclusive manter o poder investigatório que concedemos ao Ministério Público", destacou Fux.