Topo

Esse conteúdo é antigo

Após apalpar deputada, Cury é afastado do Cidadania; expulsão é avaliada

Ana Carla Bermúdez e Douglas Porto

Do UOL, em São Paulo

18/12/2020 16h37Atualizada em 18/12/2020 18h14

O Cidadania informou na tarde de hoje que afastou o deputado estadual Fernando Cury de todas as funções do partido. A decisão acontece após Cury ser filmado apalpando a deputada estadual Isa Penna (PSOL) durante uma sessão na Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo).

Mais cedo, o presidente nacional do Cidadania, Roberto Freire, e o presidente estadual do partido em São Paulo, deputado Arnaldo Jardim, apresentaram uma representação contra Cury ao conselho de ética da sigla. A primeira reunião da comissão deve acontecer já na noite de hoje.

"Ao decidir pelo afastamento, que vai durar até a conclusão do processo no conselho de ética do Cidadania, o presidente do partido, Roberto Freire, levou em consideração a gravidade do caso e a celeridade do colegiado", informou o partido.

Entre as medidas que podem ser definidas pelo conselho de ética, está uma possível expulsão do deputado da sigla, confirmou Freire ao UOL.

Pela gravidade do caso, talvez a expulsão seja o que possa vir a ser definido."
Roberto Freire, presidente nacional do Cidadania

Ao UOL, a deputada comentou a decisão do partido afirmando ser "obrigação moral e cívica do Cidadania e da Assembleia Legislativa" a expulsão de Cury.

"É nosso dever dar o exemplo e lutar com todas as alternativas jurídicas e políticas para que isso aconteça e sirva de exemplo. Não basta um afastamento do partido, o que é necessário para um deputado que comete assédio em pleno plenário, é que ele encerre a carreira política e deixe de ser deputado."

Nós estamos falando de assédio em pleno plenário, em plena sessão, com todas as câmeras ligadas."
Isa Penna, deputada estadual (PSOL-SP)

Conselho do Cidadania tem apenas uma mulher

O conselho de ética do Cidadania é formado por nove titulares e três suplentes — há apenas uma mulher entre eles. O UOL apurou que os membros da comissão devem se reunir na noite de hoje. Um grupo de mulheres do Cidadania também elabora um documento para pedir celeridade na análise do caso do deputado na comissão de ética nacional do partido.

O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania) - Divulgação - Divulgação
O deputado estadual Fernando Cury (Cidadania)
Imagem: Divulgação

Procurada pela reportagem, a assessoria de Cury afirmou que os esclarecimentos necessários poderiam ser encontrados na nota e no pronunciamento dele na Alesp.

Em nova nota, Cury escreve não ter sido informado oficialmente pelo partido da decisão de afastamento de suas funções diretivas no Cidadania.

"Também ressalto que não houve qualquer notificação de procedimento interno do Conselho de Ética, e por isso, tão logo seja formalmente comunicado, irei apresentar a versão dos fatos, exercendo assim meu direito de defesa", concluiu.

Um vídeo público da sessão mostra o momento do assédio. As imagens mostram que a deputada conversava com o presidente Cauê Macris (PSDB), apoiada no balcão do plenário, quando Cury se aproximou por trás dela. Em seguida, ele colocou e manteve as mãos na lateral da deputada, na altura dos seios.

"Eu estava de costas, só senti a mão dele escorregar na minha lateral. No momento em que eu senti, virei e falei para ele: 'Quem você acha que você é? Você está louco? Passar a mão em mim assim?' E empurrei, tirei a mão dele", relatou Penna ontem ao UOL.

A deputada disse ainda que um grupo de deputados estava bebendo antes do início da sessão e que Cury "estava com muito bafo de uísque".

Comissão na Alesp também

Na Alesp, Isa Penna apresentou uma denúncia formal por quebra de decoro contra Cury. Em sua composição, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da casa, que irá analisar o caso, tem apenas uma mulher. A deputada também lançou um manifesto para pedir a cassação do mandato de Cury.

À Folha, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB), presidente do conselho, estimou para até março uma decisão sobre as medidas que podem ser tomadas contra o deputado.

Amary disse ainda que trabalhará para que haja isenção no processo e para que a discussão não seja polarizada para "o lado ideológico e sim pela situação em si, pelo caso em si".

"Causou bastante constrangimento, imagens foram muito fortes, não só para nós políticos, mas para nós, mulheres", disse Maria Lúcia em entrevista hoje à CNN Brasil. A deputada tucana reforçou que "a situação foi grave". "Uma atitude absolutamente inadequada, inoportuna".

Após a divulgação das imagens, o deputado estadual Fernando Cury subiu à tribuna da Alesp ontem e se disse "triste e constrangido" com a repercussão do episódio, apesar de negar que tenha cometido qualquer tentativa de assédio.

Quero dizer, de forma veemente, inclusive para todas as mulheres que estão aqui, [que] eu nunca fiz isso. Mas se a deputada Isa Penna se sentiu ofendida com o abraço que eu lhe dei, eu peço, de início, desculpa por isso. Desculpa se eu a constrangi. Desculpa se eu tentei, como faço com diversas colegas aqui, de abraçar e estar próximo. Se com esse gesto eu a constrangi e ela se sentiu ofendida, peço desculpas."
Fernando Cury (Cidadania-SP)