Topo

Paes é diplomado prefeito do Rio e alfineta Crivella em discurso

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

18/12/2020 12h24

O prefeito eleito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), foi diplomado na manhã de hoje pelo TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral), em uma solenidade feita por videoconferência. Ele assumirá o cargo no dia 1º de janeiro pela terceira vez.

Em seu discurso, Paes se disse honrado e afirmou que não medirá esforços para combater a pandemia do coronavírus na capital fluminense —ele tem dito desde a divulgação do resultado das eleições que essa seria a sua prioridade.

O atual prefeito da cidade e seu adversário no segundo turno da disputa municipal, Marcelo Crivella (Republicanos), não escapou de uma alfinetada. Crivella é bispo licenciado da Igreja Universal.

"É uma honra participar desse momento pela terceira vez. Tenho noção do momento delicado pelo qual passa a nossa cidade e quero transmitir uma mensagem de que sei que a população que nos escolheu para dar respostas para a crise. Além disso, essa cidade é marcada por não ter preconceitos quanto a credo, classe ou orientação sexual, tudo aquilo que nossa cidade conviveu nos últimos anos", disse.

O prefeito eleito também pediu diálogo aos vereadores que compõem a sua oposição.

"Faço um apelo para que vereadores diplomados hoje, apesar das diferenças, possamos respeitar quem pensa diferente e estabelecer consensos mínimos para sair dessa crise. O Rio de Janeiro pode e merece ser vanguarda", completou.

Além dele, os 51 vereadores que irão compor a Câmara dos vereadores na próxima legislatura também foram diplomados.