Topo

Esse conteúdo é antigo

Ministro do STF suspende depoimento de Witzel no processo de impeachment

Governador afastado Wilson Witzel durante defesa por videoconferência na Alerj - Reprodução/TV Alerj
Governador afastado Wilson Witzel durante defesa por videoconferência na Alerj Imagem: Reprodução/TV Alerj

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

26/12/2020 15h13

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes suspendeu o depoimento do governador afastado do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que estava marcado para a próxima segunda-feira (28), no Tribunal Especial Misto que analisa seu processo de impeachment.

A decisão do ministro, que atendeu a pedido da defesa de Witzel, determina que o governador afastado só possa ser ouvido depois que seus advogados tiverem acesso a toda a documentação enviada pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça), incluindo a delação premiada do ex-secretário de Saúde do estado Edmar Santos.

Witzel também é alvo de investigação criminal que corre no STJ.

Ainda não há previsão de uma nova data para o interrogatório de Witzel no processo de impeachment.

O ministro Alexandre de Moraes fixou um prazo mínimo de cinco dias entre o acesso da defesa ao processo do STJ e o interrogatório de Witzel.

O Tribunal Especial Misto que vai julgar o impeachment é formado por cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e por cinco deputados estaduais.

A comissão mista foi constituída após a Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro) aprovar em setembro a continuidade do processo e o afastamento do governador por 180 dias. Em agosto, decisão do STJ também havia determinado o afastamento do governador do cargo.

Relatório produzido pela Comissão de Impeachment da Alerj apontou supostas irregularidades cometidas por Witzel em compras e renovações de contratos para a área da saúde durante a pandemia do coronavírus.