Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro ataca Doria: 'Não sabe o que é sentir o cheiro do povo'

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido)  - Alexandre Neto/Photopress/Estadão Conteúdo
O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) Imagem: Alexandre Neto/Photopress/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

31/12/2020 20h01

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) criticou hoje o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), pelas medidas adotadas durante a pandemia do covid-19, especialmente no litoral.

O plano estadual de reabertura econômica colocou o estado na fase vermelha, a mais restritiva, após o Natal e a partir de 0h do dia 1, até 3 de janeiro, para tentar conter a segunda onda do coronavírus.

Para Bolsonaro, as restrições de pessoas nas praias paulistas no fim de ano está equivocada e pode destruir a economia. Na live semanal no Facebook, ele mandou um recado direto para Doria. O presidente ainda defendeu o uso da cloroquina — que não tem comprovação médica contra a covid — e mais uma vez repreendeu o isolamento social.

"Tu é um irresponsável, perdeu a credibilidade quando saiu de São Paulo e foi para Miami. Tem que estar no meio do povo, se bem que não recomendo para você, porque vai se dar mal. Tu não sabe o que é povo. Não sabe o que é sentir o cheiro do povo, nunca entrou na casa de um pobre. Sempre fiz isso minha vida toda", atacou Bolsonaro.

"Dia 2 [de janeiro] o vírus está de férias? Bares e restaurantes fecham? Pelo amor de Deus. Na economia, esse pessoal foi um dos mais atingidos. A população desempregada ainda é grande", acrescentou o presidente, apontando que as escolhas das restrições sociais e econômicas contra o vírus são de responsabilidade exclusivamente de governadores e prefeitos.

Conforme o governo paulista, a medida é necessária para conter a transmissão do vírus. A gestão Doria notificou nesta semana que 19 cidades que descumpriram a determinação de fechar lojas e restaurantes no feriado de Natal.

Porém, as prefeituras do litoral norte paulista decidiram permanecer na fase amarela do Plano São Paulo, liberando o comércio e as praias na virada do ano.

No litoral sul, as prefeituras de Praia Grande e de Peruíbe também anunciaram a liberação das praias no Réveillon, apesar de recomendação contrária do Condesb (Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista) e do governo estadual.

Os municípios alegam não ter recursos para barrar a entrada dos turistas sem apoio da Polícia Militar. A partir da meia-noite do dia 31, a região deveria retornar para a fase vermelha.