Topo

Esse conteúdo é antigo

Baleia Rossi celebra apoio do PT: 'Juntos na defesa de uma democracia viva'

"É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente", disse Baleia Rossi (MDB-SP) - Luís Macedo/Câmara dos Deputados
"É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente", disse Baleia Rossi (MDB-SP) Imagem: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

04/01/2021 19h42Atualizada em 04/01/2021 19h47

O deputado federal Balei Rossi (MDB-SP) celebrou hoje a decisão da bancada do PT de apoiar sua candidatura para suceder Rodrigo Maia (DEM-RJ) na presidência da Câmara. Ele reconheceu a existência de divergências com o partido, mas exaltou a união em prol da defesa da democracia.

"A frente ampla ficou ainda maior. O PT anunciou apoio a nossa candidatura. É um grande dia para quem defende uma Câmara livre e independente. Somos 11 partidos diferentes. Divergimos em muitos assuntos. Mas estamos juntos na defesa de uma democracia viva e forte!", escreveu o deputado em uma rede social.

A decisão foi tomada pelo PT após reunião hoje à tarde. Embora tendessem a apoiar Baleia Rossi, havia integrantes do partido que preferiam lançar um candidato próprio da oposição para se juntar ao emedebista num eventual segundo turno ou não ficar ao lado dele pelo fato de o deputado ser do MDB.

Rossi é presidente nacional da sigla de Eduardo Cunha, que possibilitou a abertura do impeachment contra Dilma Rousseff (PT), e de Michel Temer, que assumiu a presidência da República após o processo.

A possibilidade de uma candidatura própria da oposição ou do partido estava no radar até hoje. No entanto, com a decisão de outras siglas de esquerda, como PCdoB e PSB, de já aderirem a Baleia Rossi, a ala mais pragmática do partido se sobressaiu.

O emedebista tem por trás de sua candidatura o grupo político do atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Agora, com o PT, ele conta com o apoio de cerca de 280 deputados federais contra aproximadamente 175 do bloco de Arthur Lira (Progressistas-AL), candidato do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).