Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria cutuca Bolsonaro: 'São Paulo não quebra e tem solução'

Governador valorizou sua gestão à frente do estado paulista Imagem: Roberto Casimiro/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

06/01/2021 12h36

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), repercutiu hoje a polêmica sobre a declaração feita ontem por Jair Bolsonaro (sem partido). Atual rival político do presidente da República, Doria cutucou Bolsonaro ao afirmar que o estado governado por ele "não quebra e tem solução".

Ontem, em seu primeiro dia de trabalho no ano, Bolsonaro disse que não "consegue fazer nada" com o "país quebrado". A declaração foi dada em conversa com apoiadores na frente do Palácio da Alvorada, em Brasília.

"São Paulo não quebra e tem solução. Ao contrário de um cidadão que declarou ontem que Brasil está quebrado e não tem solução", disse Doria hoje durante reunião virtual do governo paulista com os novos prefeitos que assumiram o mandato agora, no início de 2021.

"Aqui tem. Tem gestão, solução, ativação e tem equipe para fazer aquilo que não estão fazendo no governo federal", continuou o governador paulista, enaltecendo sua gestão à frente do estado paulista.

Doria endossou a declaração dada pouco antes por Henrique Meirelles, secretário estadual da Fazenda e Planejamento. Meirelles afirmou que São Paulo cresceu três vezes mais que o país em 2019, e que a expectativa é positiva para 2021.

"Vocês viram aqui na apresentação do Henrique Meirelles que há planejamento e circunstâncias que nos permitem dobrar nossa aposta no crescimento de são Paulo, como aconteceu em 2019 e 2020. Índices do Banco Central, mais pessimistas, mostram que São Paulo cresceu quase três vezes o que cresceu o Brasil", disse o governador.

Meirelles, por sua vez, disse que, se São Paulo fosse desconsiderado no crescimento do Brasil, ficaria claro que o país está "praticamente estagnado".

"Infelizmente, o fato é que se São Paulo saísse da União nós íamos concluir que o restante do Brasil ficou praticamente estagnado. Mas felizmente São Paulo compra e vende do Brasil inteiro, puxou a economia, mas São Paulo cresceu de forma muito forte", afirmou o secretário.

De "quebrado" a "maravilha"

Um dia após dar a declaração sobre a situação econômica do país, Bolsonaro disse hoje que "o Brasil está uma maravilha". Assim como já tinha feito ontem, o presidente atribuiu à imprensa a culpa pela repercussão negativa da sua fala.

"Ontem você viu que eu disse que o Brasil está quebrado? O Brasil está bem, uma maravilha, a imprensa sem vergonha, essa imprensa sem vergonha, fez uma onda terrível aí. Para a imprensa voltava o Lula a Dilma", disse Bolsonaro novamente para apoiadores, se referindo aos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Na fala de ontem, o presidente usou como argumento para a constatação do país "quebrado" a sua impossibilidade de fazer mudanças na tabela do Imposto de Renda.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Doria cutuca Bolsonaro: 'São Paulo não quebra e tem solução' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política