Topo

Esse conteúdo é antigo

Solidariedade vai apoiar Baleia Rossi em disputa pela presidência da Câmara

Baleia Rossi (MDB-SP) tem o apoio de 12 partidos na disputa pela presidência da Câmara - Luís Macedo/Câmara dos Deputados
Baleia Rossi (MDB-SP) tem o apoio de 12 partidos na disputa pela presidência da Câmara Imagem: Luís Macedo/Câmara dos Deputados

Kelli Kadanus

Colaboração para o UOL, em Brasília

18/01/2021 16h17

O Solidariedade decidiu hoje apoiar a candidatura de Baleia Rossi (MDB-SP) à presidência da Câmara dos Deputados. O partido, com 13 deputados, até agora tendia a apoiar o candidato do Palácio do Planalto, o deputado Arthur Lira (PP-AL) na disputa.

Em nota, o Solidariedade afirma que é "fundamental buscar convergências favoráveis à formação não só de um vasto e indispensável campo em defesa da democracia, mas a garantia sempre necessária e completa da autonomia nas decisões do Congresso Nacional".

"O conjunto político-partidário formado em torno da candidatura e os compromissos assumidos por ele para esse equilíbrio e independência indispensáveis entre os poderes da República são as razões que fazem o SOLIDARIEDADE se empenhar também pela adesão de outras forças sociais e políticas no apoio à candidatura de Baleia Rossi à presidência da Câmara Federal", diz ainda, a nota.

Com a adesão do Solidariedade ao grupo de Baleia Rossi, o emedebista passa a contar com o apoio de 12 partidos, com 274 deputados. Como o voto é secreto, há muitas dissidências nos blocos partidários, o que torna a eleição imprevisível e disputada voto a voto. Lira conta com o apoio de oito partidos, com 183 parlamentares.

Para vencer no primeiro turno, é necessário ter o voto da maioria absoluta dos votos. Se os 513 deputados votarem, esse número é de 257. Caso nenhum candidato alcance maioria absoluta, a disputa vai para o segundo turno entre os dois candidatos mais votados.