Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro, após fala de Mourão: "Se quiser escolher ministro, se candidate"

bolsonaro-mourao -
bolsonaro-mourao

Do UOL, em São Paulo

28/01/2021 21h04

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) demonstrou irritação com um comentário feito pelo vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB), que sinalizou ontem que o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, pode ser trocado na reforma ministerial que deve ocorrer após a eleição para as presidências da Câmara e do Senado, na segunda-feira (1º).

Em conversa com apoiadores, em frente ao Palácio do Planalto, em Brasília, Bolsonaro disse que "quem troca de ministro é o Presidente da República" e que, se alguém quiser fazer isso, que se candidate na próxima eleição.

"O vice falou que eu estou para trocar o chefe do Itamaraty. Eu quero deixar bem claro uma coisa: tenho 22 ministros e um que é interino. Aí é que nós podemos ter um nome diferente ou a efetivação do atual. Não é nada mais além disso. Toda a semana a mídia diz que vou trocar algum ministro, tentando semear a discórdia no nosso governo. Eu lamento que gente do nosso governo passe agora a dar palpites. O governo vai indo bem, apesar dos problemas relacionados à pandemia, que realmente deu uma atrapalhada em quase tudo", disse ele.

"O que nós menos precisamos é de palpiteiro de ministro. Se alguém quiser escolher ministro, que se candidate em 2022 e boa sorte", completou.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, Mourão foi indagado sobre a situação de Ernesto Araújo, alvo de crítica por causa das dificuldades para trazer vacinas da Índia e insumos para imunizantes da China, país que já foi atacado pelo chanceler e outros membros do governo, inclusive o próprio Bolsonaro.

"Não resta dúvida que tem alguns ministérios que são destaque inconteste pela sua capacidade gerencial e sua visão estratégica. Não preciso citar nomes. Mas o caso específico que você colocou [Ernesto Araújo], na questão das Relações Exteriores, isso é algo que fica na alçada do presidente, né? Eu acho, julgo, não tenho bola de cristal para isso, nem esse assunto foi discutido comigo, que, num futuro próximo aí, após essa questão das anteriores dos novos presidentes das duas Casas do Congresso, pode ocorrer uma reorganização do governo para que seja acomodada a nova composição que emergir deste processo ", disse Mourão.

"Então, talvez, nisso aí, alguns ministros sejam trocados e, entre eles, o próprio do Ministério das Relações Exteriores. Então, prefiro aguardar. Até porque esse assunto não foi discutido comigo em nenhum momento, e tudo o que eu posso falar aqui será pura especulação ", concluiu.