Topo

Bolão no Salão Verde: Deputado aposta R$ 100 em Lira, mas erra por 6 votos

Aglomerados no Salão Verde, parlamentares fizeram "bolão informal" de eleitos - Eduardo Militão/UOL
Aglomerados no Salão Verde, parlamentares fizeram "bolão informal" de eleitos Imagem: Eduardo Militão/UOL

Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

01/02/2021 23h33

Três deputados conversavam numa roda no salão verde da Câmara quando um deles anunciou. Havia apostado R$ 100 num bolão com outros colegas. Ele achava de que Arthur Lira (PP-AL) venceria a disputa pela Presidência da Câmara com 308 votos. Os parlamentares erraram por apenas 6 votos, já que Lira recebeu um total de 302.

O UOL pediu para gravar entrevista com o deputado que anunciou a aposta. Com o adesivo de Lira no peito, ele não quis registrar as declarações. Os parlamentares não quiseram comentar quantos participaram do bolão nem quanto o vencedor levou.

Mais ao lado, deputados se aglomeravam nas filas de votação. As urnas foram espalhadas pelo salão verde para evitar tumultos. Normalmente, as cabines de votação ficam no plenário da Câmara, mas mudaram de lugar por causa dos protocolos de segurança contra a pandemia de coronavírus.

"Votei no Baleia, mas o Lira vai levar no segundo turno", contou um parlamentar.

Lira recebia abraços de todos. Um deputado bolsonarista, Otoni de Paula, levou um celular até ele. E convenceu o candidato a presidente da Câmara a conceder entrevista a um site bolsonarista pelo telefone.

Momentos depois, Lira ganhou. O deputado do salão verde perdeu a aposta no bolão.