Topo

Esse conteúdo é antigo

Em discurso, Tebet acusa troca de cargos na eleição ao Senado

Natalia Lázaro

Colaboradora do Uol, em Brasília

01/02/2021 17h29Atualizada em 02/02/2021 10h03

A candidata à presidência do Senado Federal Simone Tebet (MDB-MS) acusou concorrentes da disputa de trocar cargos e emendas por votos na eleição, durante discurso antes da votação. Na fala, ela alfinetou o principal adversário, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), pelo "toma lá dá cá" também apontando por outros candidatos e aliados.

No discurso, ela prometeu "um novo pacto político, sem as lentes embaçadas pelos interesses individuais dos grupos".

"Não tenho cernes a oferecer nem emendas extraordinárias, não tenho apoio político", afirmou, em uma alfinetada a Pacheco, que também foi acusado por aliados de Tebet.

Ainda, ela comentou que sua pretensão de ocupar o cargo não tem "as barganhas e acordos que fogem da boa política". Repito, o que tenho a oferecer é um trabalho em conjunto a favor do Brasil", continuou. Simone foi preterida pela segunda vez pelo MDB e precisou se lançar em uma candidatura independente poucos dias antes da data da eleição. Porém, em uma tentativa de saída amigável, ela não comentou sobre o fato de ter sido "rifada" pela legenda.

Ainda, ela comentou sobre os estragos da pandemia do novo coronavírus no Brasil, reforçando a promessa de um senado "independente" dos demais poderes. Na fala, ela fez um último apelo ao discurso feminino dizendo ser uma "tristeza e indignação " ser a primeira mulher a tentar a presidência do Senado.

Ao iniciar a votação, Pacheco e Simone trocaram apertos de mãos e ficaram conversando no plenário, enquanto os colegas decidiam o futuro da casa.