Topo

Esse conteúdo é antigo

'Gesto de quem quer diálogo', diz líder do PT após acerto com Lira

Enio Verri, líder do PT na Câmara - Reprodução/Redes sociais
Enio Verri, líder do PT na Câmara Imagem: Reprodução/Redes sociais

Do UOL*, em São Paulo

02/02/2021 20h43Atualizada em 02/02/2021 23h33

Depois de resolver impasse com Arthur Lira (PP), o líder do PT na Câmara dos Deputados, Enio Verri, elogiou o 'gesto' do novo presidente da Casa. Para Verri, o acordo com o bloco de Baleia Rossi (MDB), derrotado ontem na disputada pelo comando da Câmara, demonstra a vontade de Lira em construir um diálogo com a oposição.

"Foi um diálogo muito bom de construção onde o presidente faz um movimento de reconstruir as relações daquela atitude precipitada que ele teve ontem e injusta", disse Verri. "Nós achamos que isso é um gesto de quem quer construir diálogo, visto que ele não mostrou isso ontem, mas a partir de hoje ele começa a demonstrar e reconhecer a importância da oposição dentro da Câmara", afirmou.

Ontem, logo após a votação para presidente, Lira anulou a eleição para cargos da Mesa Diretora por um atraso do bloco do adversário, Baleia Rossi. O bloco acabou se registrando seis minutos após o fim do prazo determinado, mas o registro foi aceito por Rodrigo Maia (DEM), então presidente da Câmara.

Na prática, se a decisão fosse mantida, Lira estaria tirando da Mesa Diretora alguns partidos do bloco composto por PT, MDB, PSDB, PSB, PDT, Solidariedade, PCdoB, Cidadania, PV e Rede.

Na ocasião, Verri criticou o novo presidente dizendo que ele estava jogando "por terra todo o discurso democrático que ele usou durante sua campanha". Partidos da oposição ameaçaram judicializar a questão, entrando com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal).

Hoje, entretanto, após reuniões, os líderes decidiram tentar primeiro uma saída política para o impasse. O PT acabou conseguindo a segunda secretaria na Mesa.

Pelo acordo fechado no colégio de líderes, a divisão dos cargos vai ficar da seguinte maneira:

  • Primeira vice-presidência: PL - Marcelo Ramos (AM)
  • Segunda vice-presidência: PSD - André de Paula (PE)
  • Primeira secretaria: PSL - Luciano Bivar (PE)
  • Segunda secretaria: PT - Marília Arraes (PE) ou João Daniel (SE)
  • Terceira secretaria: PSB (com Marcelo Nilo/BA) ou PSDB
  • Quarta secretaria: Republicanos - Rosângela Gomes (RJ)
  • Suplentes: PDT, DEM, PV e PSC

*Com Estadão Conteúdo.