Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmara: Mesmo com decisão pró-Daniel, PT segue dividido sobre cargo na mesa

A bancada decidiu que não haverá candidatura avulsa, mas Marília (foto) garante que vai se lançar na disputa à revelia do partido. - Reprodução/Facebook
A bancada decidiu que não haverá candidatura avulsa, mas Marília (foto) garante que vai se lançar na disputa à revelia do partido. Imagem: Reprodução/Facebook

Kelli Kadanus

Colaboração para o UOL, em Brasília

03/02/2021 11h01

Mesmo com a decisão da bancada do PT pela candidatura de João Daniel (SE) para o cargo de segundo secretário da Câmara, a bancada ainda segue dividida sobre o assunto.

O nome de Daniel será lançado como candidatura oficial do partido depois de uma votação apertada na bancada da Câmara. Foram 24 votos a favor dele e 22 a favor de Marília Arraes (PE), que havia lançado candidatura avulsa já na segunda-feira (1). A bancada decidiu que não haverá candidatura avulsa, mas Marília garante que vai se lançar na disputa à revelia do partido.

A escolha por Daniel é uma vitória da ala mais à esquerda do PT, que alegava existir um acordo político para que um representante do grupo ocupasse o cargo na mesa nesta eleição. Já a candidatura de Marília é defendida pela ala chamada CNB (Construindo um novo Brasil), mais pragmática. Ela também foi incentivada pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), a sair como candidata avulsa.

Mesmo após a escolha oficial da bancada, deputados da ala CNB tentam convencer João Daniel a retirar sua candidatura, já que Marília está irredutível.

Ontem, em uma reunião no colégio de líderes para resolver o impasse criado por Lira após anular a eleição de segunda-feira (1), os partidos concordaram que os deputados votarão nos candidatos oficiais das legendas na eleição de hoje para a mesa diretora. Mesmo que haja candidaturas avulsas, o compromisso firmado no colégio de líderes é que todos votarão nas indicações oficiais.

A eleição acontece daqui a pouco.