Topo

Esse conteúdo é antigo

Senado inicia 1º plenário do ano com votação sobre vacina da aliança Covax

Os trabalhos legislativos foram oficialmente abertos ontem - Pedro França/Agência Senado
Os trabalhos legislativos foram oficialmente abertos ontem Imagem: Pedro França/Agência Senado

Natália Lázaro

Colaboração para o UOL, em Brasília

04/02/2021 16h24Atualizada em 04/02/2021 17h02

Com o início dos trabalhos legislativos no Congresso Nacional, o Senado Federal inaugura hoje a primeira sessão em plenário do novo biênio, presidido por Rodrigo Pacheco (DEM-MG), eleito na segunda-feira como chefe da Casa. Como havia adiantado, as Medidas Provisórias votadas são do setor de energia e economia e de saúde.

O destaque da sessão será a votação da Medida Provisória 1003/2020, que autoriza o Poder Executivo a aderir ao Acesso Global de Vacinas Covid-19 - Covax Facility. Ela foi colocada em regime de urgência na Casa em novembro do ano passado.

A Covax Facility é uma aliança da Organização Mundial da Saúde (OMS) para ajudar no desenvolvimento da imunização pelo mundo. Ontem, a Coalizão para Inovações em Preparação para Epidemias (CEPI) e Aliança Gavi anunciaram que o Brasil vai receber 10,6 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca ainda este semestre.

Antes da eleição que definiu Pacheco como presidente do Senado, o UOL mostrou que governadores estavam fazendo pressão aos senadores para aprovarem a Medida Provisória com urgência, sendo votada no mesmo dia que a eleição presidencial da Casa, inclusive. Na época os chefes dos estados disseram ter sondado Pacheco e a concorrente Simone Tebet (MDB-MS) para instauração do assunto. Nos bastidores, a maior parte dos parlamentares é favorável à aprovação da medida, podendo ser aprovada ainda hoje.

Outra Medida que será colocada em pauta é a 998/2020 que transfere para a União as ações de titularidade Comissão nacional de Energia Nuclear. Na consulta de opinião pública feita pelo Senado, 811 brasileiros discordam da pauta contra 40 votos a favor.

Em seguida, o presidente da Casa tem reunião marcada com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, para discutir oficialmente a reforma tributária no Brasil. A assessoria da pasta ainda não confirmou o encontro oficialmente.