Topo

Esse conteúdo é antigo

TSE livra Alcolumbre de ações por irregularidades na campanha de 2014

TSE decidiu arquivar três ações movidas contra o senador Davi Alcolumbre - Pedro França/Agência Senado
TSE decidiu arquivar três ações movidas contra o senador Davi Alcolumbre Imagem: Pedro França/Agência Senado

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

04/02/2021 13h05Atualizada em 04/02/2021 15h36

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) decidiu arquivar três ações movidas contra o senador Davi Alcolumbre (DEM-AP) por irregularidades na campanha ao Senado de 2014. Alcolumbre foi eleito naquele ano, para um mandato de oito anos como senador.

A decisão foi tomada por unanimidade em julgamento na manhã de hoje. O relator, ministro Edson Fachin, entendeu que as irregularidades encontradas nas contas de campanha não tinham gravidade suficiente para levar à cassação do mandato do senador.

A posição de Fachin foi seguida pelos ministros Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, Alexandre de Moraes, Luís Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Tarcísio Vieira de Carvalho Neto e Sérgio Banhos.

O TSE julgou hoje recursos de candidatos derrotados em 2014 na disputa pelo Senado no Amapá contra decisão do TRE-AP (Tribunal Regional Eleitoral do Amapá), que havia absolvido Alcolumbre nas ações.

Em 2018, o Ministério Público deu parecer a favor da cassação do mandato do senador pela Justiça Eleitoral.

As principais irregularidades apontadas no processo são o uso de notas fiscais falsas na prestação de contas da campanha, a omissão de gastos com propaganda eleitoral e o desvio de dinheiro da campanha por meio de saques em espécie com cheques emitidos para quitar despesas eleitorais.

Em seu voto, o ministro Edson Fachin reconheceu a ocorrência de irregularidades nas contas de campanha, mas afirmou que os valores envolvidos não tinham potencial para desequilibrar a disputa eleitoral.

"Não se afigura razoável a invalidação da vontade das urnas diante de um quadro em que as irregularidades efetivamente comprovadas, conquanto reprováveis em si, não atingem a gestão financeira em termos generalizados e tampouco afetam a paridade de condições de forma categórica", disse o ministro.

"Os eventos envolvidos não assumem gravidade suficiente para o reconhecimento da prática de abuso de poder econômico", afirmou Fachin.

Alcolumbre foi presidente do Senado entre 2019 e 2021, deixando o cargo na última segunda-feira, quando foi eleito Rodrigo Pacheco (DEM-MG), candidato do senador amapaense.

Após o resultado do julgamento, Alcolumbre afirmou, em nota divulgada por sua assessoria, que as ações são resultado do inconformismo de adversários com sua vitória nas urnas e que ele tinha confiança no resultado do julgamento.

"Precisei aguardar seis anos para que a Justiça restabelecesse a verdade a respeito da lisura, da transparência e da legitimidade da minha campanha", disse o senador.