Topo

Esse conteúdo é antigo

Governadores pedem reunião com Pacheco e Lira sobre vacinação e auxílio

Wellington Dias, governador do Piauí, é um dos articuladores do grupo de governadores para a vacinação contra a covid-19 - Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo
Wellington Dias, governador do Piauí, é um dos articuladores do grupo de governadores para a vacinação contra a covid-19 Imagem: Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

Luciana Amaral

Do UOL, em Brasília

06/02/2021 14h14

O Fórum Nacional de Governadores pediu a realização de reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), para discutir o processo de vacinação contra a covid-19, a eventual retomada do auxílio emergencial e a situação da economia no país, entre outros temas.

Os ofícios endereçados a Pacheco e Lira são assinados pelo governador do Piauí, Wellington Dias. Ele é o coordenador da temática "Estratégia para vacina contra covid-19" do Fórum.

O governo federal iniciou a vacinação no Brasil a grupos prioritários, como profissionais da saúde e idosos, e ainda negocia a aquisição de mais vacinas para que toda a população possa ser imunizada contra a covid-19.

O auxílio emergencial à população mais vulnerável, como trabalhadores informais, terminou, mas a volta da ajuda ou mudanças no programa Bolsa Família não são descartadas. O assunto deverá ser discutido pelos parlamentares nesse retorno aos trabalhos em 2021.

Os novos presidentes do Senado e da Câmara já indicaram ser favoráveis a uma solução junto à equipe econômica sem que se extrapole o teto de gastos. Propostas de ajuste fiscal em tramitação no Congresso Nacional podem ajudar a abrir espaço no orçamento.