Topo

Operação Lava Jato

Esse conteúdo é antigo

OAB vai pedir ao STF acesso às mensagens hackeadas da Lava Jato

Decisão do pedido ao ministro Lewandowski foi aprovada por unanimidade durante reunião do Conselho Pleno da OAB - Jorge Araújo/Folhapress
Decisão do pedido ao ministro Lewandowski foi aprovada por unanimidade durante reunião do Conselho Pleno da OAB Imagem: Jorge Araújo/Folhapress

Natália Lázaro

Colaboração para o UOL, em Brasília

08/02/2021 16h15

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Felipe Santa Cruz, vai ingressar ainda hoje no STF (Supremo Tribunal Federal) com um pedido de acesso às mensagens entre o ex-ministro da Justiça Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol, apreendidas e autentificadas na Operação Spoofing, pela PF (Polícia Federal).

O texto extraído de conversas pessoais por hackers mostra o ex-juiz e o procurador da Lava Jato em conluio sobre decisões, incluindo a que levou o ex-presidente Luís Inácio Lula Silva (PT) à cadeia, em 2018.

A decisão do pedido ao ministro do Supremo Ricardo Lewandowski foi aprovada por unanimidade durante reunião do Conselho Pleno da OAB, que ocorreu hoje. O objetivo da Ordem é analisar quais medidas judiciais são cabíveis ao caso.

No mês passado, Lewandowski decidiu por compartilhar o conteúdo das mensagens com a defesa de Lula, réu da Lava Jato, que acusa Moro, ex-juiz da operação, de agir com parcialidade nas condenações. Amanhã, o STF vai analisar de mantém ou derruba a decisão do ministro.

Por meio de sua assessoria, a OAB disse vai aguardar a resposta ao pedido pelo STF para analisar "que procedimento adotará".

Operação Lava Jato