Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Câmara notifica 19 casos na semana em que ocorreu eleição presencial

01 fev. 2021 - O presidente eleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assume a Mesa Diretora após a eleição da presidência da Casa - DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO
01 fev. 2021 - O presidente eleito da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), assume a Mesa Diretora após a eleição da presidência da Casa Imagem: DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

09/02/2021 16h53

A Câmara dos Deputados registrou 19 casos de covid-19 somente na última semana, entre os dias 1º e 8 de fevereiro, após a realização presencial da eleição à Presidência da Câmara, vencida pelo deputado Arthur Lira (Progressistas-AL). A informação foi antecipada pela revista Época, e confirmada pelo UOL.

Os dados foram repassados pelo Serviço de Emergências Médicas da Câmara dos Deputados. Ao UOL, a assessoria da Casa, no entanto, diz que "não há como associar os casos à eleição da Mesa Diretora da Câmara".

Após a realização do pleito, Lira promoveu uma grande festa de comemoração de sua vitória em uma casa no Lago Sul, área nobre de Brasília. Cerca de 300 pessoas estiveram no local e poucos convidados usavam máscaras, o que incluía ministros do governo de Jair Bolsonaro (sem partido), fiador da eleição de Lira - que também estavam sem a proteção. (Assista ao vídeo abaixo)

Deputados e políticos aliados, como Roberto Jefferson, presidente do PTB, eram maioria. Mas até mesmo quem não apoiou Lira compareceu. A deputada Joice Hasselmann (PSL-SP) foi uma delas.

Pouco antes, ainda no plenário da Câmara, Lira pediu um minuto de silêncio para os mais de 225 mil mortos pela doença no País. "Temos que fortalecer a rede de proteção social. Temos que vacinar, vacinar e vacinar o nosso povo", disse Lira antes da festa.

Senador morre vítima de covid

O senador José Maranhão (MDB-PB) morreu ontem, aos 87 anos, em decorrência de complicações da covid-19. Ele estava internado há 71 dias, desde que foi diagnosticado com a doença. José Maranhão era o parlamentar mais velho da atual legislatura no Senado.

José Maranhão passou mal no dia 29 de novembro após votar no segundo turno das eleições municipais, e foi internado no Hospital Urquiza Wanderley, em João Pessoa (PB). Seu quadro de insuficiência respiratória evoluiu para uma pneumonia. Na madrugada do dia 3 de dezembro ele foi transferido para o Hospital Vila Nova Star, em São Paulo.