Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro nomeia João Roma, aliado de ACM Neto, como ministro da Cidadania

Deputado João Roma é o primeiro integrante do Republicanos a compor primeiro escalão do governo Bolsonaro - Ricardo Albertine/Câmara dos Deputados
Deputado João Roma é o primeiro integrante do Republicanos a compor primeiro escalão do governo Bolsonaro Imagem: Ricardo Albertine/Câmara dos Deputados

Do UOL, em São Paulo

12/02/2021 19h16Atualizada em 12/02/2021 21h49

O deputado federal João Roma (Republicanos-BA), aliado do presidente nacional do DEM, ACM Neto, foi nomeado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para assumir o Ministério da Cidadania. Onyx Lorenzoni, que ocupava a pasta, foi transferido para a Secretaria-Geral da Presidência. As nomeações foram publicadas na tarde de hoje no Diário Oficial da União.

Roma é o primeiro integrante do Republicanos, partido do centrão e que conta com forte presença de evangélicos, a compor o primeiro escalão do governo Bolsonaro.

Deputado federal de primeiro mandato, Roma foi chefe de gabinete de ACM Neto na prefeitura de Salvador, entre 2013 e 2018. O ex-prefeito, porém, criticou o fato de seu amigo ter aceitado o convite.

"Considero lamentável a aceitação, pelo deputado João Roma, do convite do Palácio do Planalto para assumir o Ministério da Cidadania", manifestou ACM Neto, logo após a nomeação.

"A decisão me surpreende porque desconsidera a relação política e a amizade pessoal que construímos ao longo de toda a vida", acrescentou.

Segundo informação do "Congresso em Foco", parceiro do UOL, ACM Neto tentou convencer João Roma a desistir de aceitar o posto de ministro da Cidadania. O ex-prefeito de Salvador não queria dar a impressão de que indicou pessoas para cargos no governo de Jair Bolsonaro.

Ao saber, na última quarta-feira (10), da escolha do aliado para assumir a pasta, Neto ficou insatisfeito e conversou com Roma e com o presidente do Republicanos, Marcos Pereira, para fazer o partido retirar a indicação.

Minutos após a informação sobre a nomeação de Roma, o deputado Rodrigo Maia, que deve deixar o DEM, escreveu: "ACM Neto mostrou hoje o seu caráter". Os dois trocaram farpas publicamente ao longo da semana, expondo assim um 'racha' dentro do DEM.

O presidente do Republicanos reagiu, também no Twitter, em resposta a Maia. "Vc sabe que essa sua publicação não está correta. ACM Neto não tem participação nenhuma nessa indicação. Inclusive ele me pediu para não fazer, mas eu não tinha condições de retirar o nome do Roma. Se tiver que colocar na conta de alguém, coloque na minha", postou.

Em entrevista à CNN Brasil, Roma disse que "o momento é de união de todos os brasileiros, e precisamos trabalhar para aqueles que mais precisam. A missão desse ministério é não deixar ninguém para trás".

O Ministério da Cidadania é responsável pelo gerenciamento de programas sociais do governo, como o Bolsa Família.

Onyx vai para Secretaria-Geral

Bolsonaro já havia dito recentemente que iria deslocar Onyx para o cargo, durante entrevista ao Brasil Urgente, da TV Bandeirantes. Ele é considerado um dos aliados mais fiéis do presidente, tendo sido coordenador da sua campanha ao Palácio do Planalto e ministro-chefe da Casa Civil no início do governo.

Onyx ocupará o posto que estava vago desde a ida de Jorge Oliveira para o Tribunal de Contas da União no ano passado.

A decisão de trazer Onyx de volta ao Planalto vem na esteira das negociações com o centrão, no contexto da eleição da Câmara e do Senado.

Aliado de primeira hora do presidente, o ministro Onyx perdeu o posto principal do Palácio do Planalto para o general Braga Netto há um ano. Agora, passará a ser o único civil no quarto andar do Palácio do Planalto, dividido com Braga Netto e os também generais Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) e Augusto Heleno (Gabinete de Segurança Institucional)

Apesar da pressão de aliados do governo no Congresso, o presidente negou dias atrás que iria fazer uma reforma ministerial, ressaltando que neste momento faria apenas a troca envolvendo Onyx.