Topo

Esse conteúdo é antigo

Silveira age de forma infeliz e grave, diz presidente do Conselho de Ética

5.fev.2019 - O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em 16/02/2021 após ataques a ministros do STF - Dida Sampaio/Estadão Conteúdo
5.fev.2019 - O deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ), preso em 16/02/2021 após ataques a ministros do STF Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

18/02/2021 22h50

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Juscelino Filho (DEM-MA), afirmou hoje que o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ) age de forma infeliz e grave.

Em entrevista à CNN Brasil, Juscelino Filho comentou a prisão de Silveira e disse que "o parlamento lamenta a forma como ele age". Ele ainda caracterizou as atitudes do deputado como as de alguém que acha "que pode tudo".

Juscelino explicou que o Conselho de Ética da Câmara deverá se reunir e definir um relator para o caso de Daniel Silveira. Depois disso, segundo ele, Silveira terá um prazo de 10 dias para apresentar uma defesa. Ele esclareceu também que o prazo total até que o relator emita um parecer é de 60 dias.

As penalidades possíveis a que Silveira pode ser submetido são censura verbal e escrita, suspensão de prerrogativas regimentais, suspensão temporária do exercício do mandato ou perda do mandato.

Juscelino defendeu ainda que o momento pode ser oportuno para que seja discutido o limite da imunidade parlamentar. "Isso não representa impunidade", defendeu.

"Ao invés de estar perdendo tempo com uma pauta como essa devíamos estar procurando soluções para avançar na vacinação", comentou ainda Juscelino, que acredita que o assunto ainda deve dominar as atenções na Câmara pelos próximos dias.