Topo

Esse conteúdo é antigo

Ciro fala em 'dinheiro sujo estrangeiro na política' e ataca Bolsonaro

Do UOL, em São Paulo

22/02/2021 12h04

O candidato à presidente da República nas eleições de 2018 Ciro Gomes (PDT) disse que o financiamento de atos antidemocráticos por meio de recursos vindos do exterior mostram que existe "dinheiro sujo estrangeiro na política brasileira" e que o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), é um traidor da pátria.

A declaração vem na esteira da revelação feita pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal). Em entrevista à TV Bandeirantes, Toffoli disse que o inquérito das fake news identificou em suas investigações "financiamento estrangeiro internacional a atores que usam as redes sociais para fazer campanhas contra instituições, em especial o STF e o Congresso Nacional".

Ciro tuitou: "Dinheiro sujo estrangeiro na política brasileira! Bolsonaro traidor da Pátria! Quantos generais estão mancomunados com a interferência estrangeira na condução de nossos destinos?".

O inquérito das fake news foi aberto em 2019 para investigar a disseminação de notícias falsas e ameaças a integrantes da corte. Posteriormente, o inquérito passou a mirar políticos, empresários e blogueiros apoiadores do presidente Bolsonaro, que são investigados por suspeita de integrarem uma rede para disseminação de notícias falsas e ameaças contra os ministros do STF.

Outro candidato a presidente derrotado por Bolsonaro em 2018, Fernando Haddad (PT) levantou a possibilidade de recursos estrangeiros também terem sido usados durante a campanha.

"Pergunta: não seria o caso de investigar se é o mesmo esquema que financiou os disparos de fakenews na campanha de 2018?", questionou.

De acordo com Toffoli, o "aprofundamento dos dados de investigação" está sendo realizado pelo ministro Alexandre de Moraes, responsável pelo inquérito das fake news, e é preciso "ir a fundo nesta questão". Ele não apresentou mais detalhes sobre a descoberta.