Topo

Pressionado após alta da covid-19, Paes promete ampliar restrições no Rio

O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM) - LUCIANO BELFORD/ESTADÃO CONTEÚDO
O prefeito do Rio, Eduardo Paes (DEM) Imagem: LUCIANO BELFORD/ESTADÃO CONTEÚDO

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

03/03/2021 18h18

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (DEM), anunciará novas medidas restritivas para a capital fluminense na edição de amanhã do Diário Oficial do Município. A decisão veio depois do agravamento da pandemia no país e de o estado registrar aceleração da média móvel de mortes por covid-19 no último mês.

Em coletiva de imprensa para tratar sobre intervenção no sistema BRT, realizada hoje, Paes não quis antecipar as informações relativas à doença, mas confirmou que novas normas devem ser adotadas.

Um novo pronunciamento dele é esperado para amanhã, quando deve detalhar o decreto. Até o momento, sabe-se apenas que as escolas municipais —que tiveram autorizado o retorno presencial na última semana— não serão fechadas.

A expectativa é por restrições no funcionamento do comércio e na circulação dos transportes. Ainda não se sabe se o acesso à cidade será impactado. As medidas foram debatidas em reunião na tarde de hoje com o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC).

As restrições devem ser adotadas após o prefeito ter descartado a adoção de medidas mais duras no enfrentamento à covid-19 durante o verão carioca, período de alta temporada do turismo. Em mais de uma ocasião, ele afirmou que seus atos dependeriam do Comitê de Combate à covid-19 da prefeitura.

Ocupação de leitos supera 75%

De acordo com o Painel Rio Covid-19, a capital tem 76% de ocupação dos leitos da rede municipal voltados para a doença. No total, 207.620 casos da doença foram confirmados e 18.920 óbitos, registrados.

Na última sexta-feira (26), a prefeitura informou que caiu de seis para três o número de regiões com risco alto para a doença. As regiões que seguiam em alto risco eram: Copacabana, Lagoa e Rocinha —todas na zona sul. As outras 30 regiões da capital fluminense estão com risco moderado.

Até o momento, a capital imunizou 371.816 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid.