Topo

Esse conteúdo é antigo

Com covid-19, senador Major Olímpio é internado em UTI em SP

Segundo um amigo pessoal de Major Olímpio, situação "complicou um pouco"; senador foi diagnosticado com covid-19 na terça - Frederico Brasil/Estadão Conteúdo
Segundo um amigo pessoal de Major Olímpio, situação 'complicou um pouco'; senador foi diagnosticado com covid-19 na terça Imagem: Frederico Brasil/Estadão Conteúdo

Guilherme Mazieiro e Luís Adorno

Do UOL, em Brasília e em São Paulo *

05/03/2021 16h29Atualizada em 05/03/2021 17h41

Diagnosticado com covid-19 na última terça-feira (2), o senador Major Olímpio (PSL-SP) foi internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital São Camilo, em São Paulo.

Um amigo pessoal do senador disse ao UOL, na condição de anonimato, que Olímpio está "na UTI do hospital" e que o estado de saúde "complicou um pouco, mas vamos seguir orando".

Também ouvidos pelo UOL, oficiais da Polícia Militar de SP amigos de Olímpio afirmaram que o senador está internado na unidade de Santana do Hospital São Camilo, na zona norte de São Paulo.

Em publicação através do perfil de Olímpio no Facebook, a assessoria do senador disse que, embora o político esteja na UTI, não está intubado. Ele foi transferido "por conta da gravidade do quadro", disse. "Vamos continuar em oração por todos que foram acometidos por essa doença."

Na última quarta-feira (3), Olímpio participou de uma sessão do Senado diretamente de um leito hospitalar. Na ocasião, o parlamentar estava com a respiração ofegante e teve queda no sinal de transmissão, o que o impossibilitou de concluir um discurso.

Líder do PSL no Senado, Major Olímpio, quando anunciou que estava com covid-19, disse que apenas sentia sintomas leves e estava em isolamento domiciliar.

Diagnóstico após "romaria" de prefeitos no Congresso

O diagnóstico de Olímpio veio logo após uma "romaria" de prefeitos e assessores ao Congresso Nacional, que lotaram gabinetes de parlamentares em busca de apoio para recursos do Orçamento de 2021.

Além de Major Olímpio, o líder do Cidadania no Senado, Alessandro Vieira (SE), e o senador Lasier Martins (Podemos-RS) também foram diagnosticados com covid-19 após a "romaria".

Dois senadores já morreram por complicações em decorrência da covid-19: Arolde de Oliveira (PSD-RJ), aos 83 anos, em outubro de 2020, e José Maranhão (MDB-PB), aos 87, no início de fevereiro.

* Com colaboração de Henrique Sales Barros, em São Paulo.