Topo

Esse conteúdo é antigo

'Presidente é responsável por tudo que aconteça', diz Mourão

"A função do ministro quem define, é o decisor, é o presidente da República", disse Mourão - Isac Nóbrega/PR
"A função do ministro quem define, é o decisor, é o presidente da República", disse Mourão Imagem: Isac Nóbrega/PR

Do UOL, em São Paulo

16/03/2021 18h31

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) disse hoje que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é responsável pelas consequências das ações de ministros. Mourão deu a declaração no dia em que o médico cardiologista Marcelo Queiroga fez seu primeiro pronunciamento como novo ministro da Saúde.

A fala do vice-presidente se mostrou alinhada com o que disse o próprio Queiroga hoje, ao afirmar que a política de saúde quanto à pandemia de covid-19 "é do governo Bolsonaro", e não do ministro da Saúde.

"A função do ministro quem define, é o decisor, é o presidente da República", afirmou Mourão em conversa com jornalistas em Brasília.

"O ministro é um executor das decisões do presidente da República. Até por isso, então, o presidente é o responsável por tudo o que aconteça ou deixe de acontecer. Essa é a realidade", acrescentou o vice-presidente.

Com a chegada de Queiroga à pasta chefiada então pelo general Eduardo Pazuello, há a expectativa de que o médico cardiologista tome ações que mudem o rumo do Brasil na pandemia. Atualmente, o país vive seu pior momento em relação à doença, com mortes e internações em alta, além de ter uma campanha de vacinação a passos lentos.

Em seu primeiro pronunciamento como ministro da Saúde, ao lado de Pazuello, Queiroga defendeu o uso de máscaras — questionadas por Bolsonaro — e chamou a imprensa de "grande aliada".