Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria, Moro e políticos de todo o Brasil lamentam morte de Major Olimpio

Do UOL, em São Paulo

18/03/2021 16h52

Políticos de todo o Brasil usaram suas redes sociais na tarde de hoje para compartilhar mensagens de pesar pela morte do senador Major Olimpio.

O presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG) divulgou uma nota de pesar e decretou luto oficial de 24 horas. "As sinceras condolências do Parlamento Brasileiro à família, amigos e a todos os paulistas".

Na nota, Pacheco relembrou a carreira de Major Olimpio e também anotou o fato de que ele foi o terceiro senador a morrer por complicações da covid-19.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, manifestou sentimentos aos familiares e amigos.

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), adversário político de Olimpio, foi um dos primeiro a compartilhar uma mensagem no Twitter. "Minha solidariedade à família e amigos do Senador Major Olímpio. Infelizmente mais uma vítima da Covid-19", escreveu.

O ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro também se manifestou: "Registro as minhas homenagens pessoais ao Senador Major Olímpio, um grande homem público. Minha solidariedade à família", disse. "Triste pandemia. Tristes tempos", completou.

O ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, estava em voo retornando da Coreia do Sul para o Brasil e por isso demorou a se manifestar. Ele é um dos suplentes de Major Olimpio no Senado.

Marcos Pontes divulgou uma nota na noite de hoje na qual se justificou pela demora, homenageou o senador e se dirigiu à esposa e à família de Olimpio. Ao lembrar a atuação de Major Olimpio como congressista, Pontes escreveu: "Tenha certeza, grande irmão, que honrarei estas missões iniciadas por você!".

"Pessoa fantástica, político exemplar e "megafone" do cidadão na luta pelos diretos da sociedade. É um irmão de farda que sempre será lembrado pelo carinho, do seu jeito, em conversar com as pessoas e tratar suas causas com amor e afinco em todos os momentos", escreveu. Ele finalizou com seu tradicional "abraço espacial", mas ponderou: "triste, fraterno e consolador para todos os amigos e fãs".

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Luiz Fux, disse que "o Brasil perde um parlamentar combativo pelo respeito aos valores institucionais do Estado Democrático brasileiro. Solidarizo-me com o Congresso Nacional e com a família do senador. Envio ainda meu abraço aos familiares das mais de 285 mil vítimas da Covid-19 no Brasil."

O ministro Alexandre de Moraes também prestou solidariedade à família do senador. "Que possamos nos unir para combater essa terrível pandemia que ceifou mais de 280 mil vidas no Brasil", escreveu no Twitter.

Em nota, Luciano Bivar, presidente nacional do PSL, partido ao qual Major Olimpio era filiado, disse que a morte do senador "deixa todos nós sem chão". "Só nos resta nos solidarizar com sua família e pedir a Deus que nos proteja em espírito e força para caminharmos sempre juntos em busca dos nossos ideais", escreveu Bivar.

O líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), disse que o senador Major Olimpio era seu vizinho de gabinete e um homem que aprendeu a admirar "por mais que tivéssemos discordâncias políticas e ideológicas". Ele destacou que o senador era "firme nas posições, afável no trato, inteligente no debate e sempre disposto a ouvir um argumento contrário".

A Frente Parlamentar da Segurança Pública, representada pelo deputado Capitão Augusto (PL-SP) também divulgou uma nota: "A sociedade brasileira perde um legítimo agente público, que nunca se desviou de suas bandeiras e seus ideais. Agradecemos a Deus pelo privilégio de tê-lo conhecido". "Ao senador Major Olimpio a nossa eterna gratidão e reconhecimento", diz o comunicado.

A assessoria do Ministério da Economia enviou comunicado à imprensa afirmando que o ministro Paulo Guedes "lamenta profundamente a notícia". "O ministro se solidariza com a família e expressa seus sentimentos de amizade e gratidão pelas contribuições do senador ao avanço institucional do país", diz o texto.

Outra instituição a divulgar nota após a morte de Major Olimpio foi a Alesp (Assembleia Legislativa de São Paulo): "Sua perda precoce é um triste episódio do cenário político brasileiro e, especialmente, para os paulistas". Major Olimpio foi deputado estadual em São Paulo por dois mandatos, de 2007 a 2014.

Veja outras manifestações sobre a morte do senador Major Olimpio:

Colegas do Senado destacaram atuação de Major Olimpio

Deputados federais também prestaram homenagens nas redes sociais