Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ironizar com 'CastroFolia', Paes elogia governador em exercício do Rio

Claudio Castro manteve bares e restaurantes abertos, mas liberou cada prefeitura para adotar regras - Daniel Resende/Futura Press/Estadão Conteúdo
Claudio Castro manteve bares e restaurantes abertos, mas liberou cada prefeitura para adotar regras Imagem: Daniel Resende/Futura Press/Estadão Conteúdo

Colaboração para o UOL, no Rio

23/03/2021 13h25Atualizada em 23/03/2021 15h39

Um dia depois de criticar o governador em exercício do Rio, Cláudio Castro (PSC), por promover o que chamou de "CastroFolia", o prefeito da capital fluminense, Eduardo Paes (DEM), elogiou o chefe do executivo estadual. Em seu perfil no Twitter, Paes agradeceu Castro ao compartilhar uma mensagem que dizia que o governador em exercício teria se alinhado à prefeitura sobre as medidas restritivas de combate ao novo coronavírus.

"Agradeço ao governador por entender e respeitar as medidas difíceis e impopulares que tivemos que tomar, partindo de decisões técnicas. Adoraria não ter que tomá-las, mas o momento nos impõe e assim me determinam as autoridades sanitárias. Continuarei como sempre no caminho do diálogo", escreveu Paes.

Desde a última semana, Paes tem deixado claro sua visão da importância de Castro adotar medidas mais severas para evitar a propagação da covid-19 no estado. Ontem, diante da possibilidade do governador em exercício impedir que os municípios decretassem o fechamento de bares e restaurantes, o democrata o ironizou, dizendo que o chefe do executivo fluminense queria promover a "micareta do governador".

Mesmo sem o apoio do governador do político do PSC, Paes anunciou ontem, ao lado do prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), que os dois municípios só vão permitir serviços essenciais da próxima sexta-feira (26) até 4 de abril.

Horas depois, em edição extraordinária do Diário Oficial estado, Castro prorrogou até o dia 5 de abril as medidas restritivas no Rio, que prevê, dentre elas, o toque de recolher das 23h às 5h, como já vem sendo feito desde o último dia 3 pela capital.

Porém, o governador manteve o funcionamento dos bares e restaurantes até as 23h, permitindo que cada prefeitura antecipasse o horário do fechamento, além de limitar a 50% a capacidade dos locais.